Fraport desrespeita o Ceará após tirar ‘Pinto Martins’ do nome do aeroporto de Fortaleza, diz Deputado

Aeroporto Internacional de Fortaleza – Imagem: ME/Portal da Copa / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Nesta quarta-feira (30), o engenheiro e aviador Euclides Pinto Martins foi lembrado pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT) no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O engenheiro dava nome ao mais importante aeroporto do Ceará.

O parlamentar lamentou a retirada do nome “Pinto Martins” do Aeroporto Internacional de Fortaleza pela Fraport, empresa alemã que administra o terminal aéreo, e cobrou sua reposição. A atitude da empresa, segundo ele, “desrespeita a história do Ceará e uma determinação da Presidência do Brasil”.

Em 19 de dezembro comemora-se o centenário do experimento ousado de Pinto Martins: um voo comandado de Nova York, Estados Unidos, ao Rio de Janeiro, em um hidroavião. Na data, a aeronave pousou em Camocim, acontecimento que, segundo Sérgio Aguiar, marcou a história da aviação cearense e brasileira.

Foi um feito de grande ousadia e coragem, o qual não podemos deixar apagar da nossa memória. Camocim homenageia Euclides Pinto Martins nos seus hoteis, praças, bibliotecas, mas não podemos permitir que nosso aeroporto perca sua denominação, uma das maiores homenagens”, disse.

Segundo ele, a Fraport informou que o busto de Pinto Martins foi mantido nas instalações do aeroporto, mas “que isso não é suficiente, considerando a história por trás dessas homenagens”.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) parabenizou o zelo de Sérgio Aguiar com a história do Ceará e de seu município. “Temos o hábito de não olhar para nossa história, e essa é uma referência que certamente não podemos perder”, disse.

A deputada Dra. Silvana (PL) também considerou “grave” a retirada do nome de Pinto Martins do aeroporto. “É como rasgar nossa história, e esta Casa deve se manifestar contra isso”, afirmou.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias