Início Variedades

Fruta fedorenta a bordo leva avião de passageiros a fazer pouso de emergência

Foto: Kambui, CC BY 2.0, via Wikimedia

Uma fruta do sudeste asiático conhecida como durian foi a causa do pouso de emergência de um voo da Turkish Airlines entre Istambul e Barcelona, informou um site turco de notícias. O avião, que decolou às 15h35 do horário local, pousou de emergência em Istambul por volta das 17h15, após os sensores de carga detectarem um odor forte.

O voo TK-1855, operado por um Airbus A330-200, sobrevoava o espaço aéreo búlgaro em direção a Barcelona, quando os sensores no porão de carga dispararam, forçando o comandante a voltar para o aeroporto de origem. Após a inspeção, foi determinado que o “perigo” a bordo era o durian, conhecido por seu odor desagradável.

Foto de Gerd Eichmann, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

O durian é uma fruta tropical que exala um cheiro muito forte quando maduro. Ele desenvolve um forte cheiro de enxofre quando atinge a maturidade e pode até oxidar. Além disso, o durian produz um odor sulfuroso à medida que amadurece e ibera gases, que são mais notados em ambientes fechados.

Por conta disso, não é de admirar que um sensor possa ter captado algo potencialmente perigoso a bordo. No entanto, uma vez resolvido o mistério, a Turkish Airlines realocou os passageiros em outra aeronave.

Apesar do seu odor desagradável, o durian é uma fruta bastante apreciada por aqueles que cresceram com ela desde cedo. Muitas cidades do Sudeste Asiático têm sinais de “proibido durian” afixados em transportes públicos, hotéis e outras áreas públicas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile