Esquadrilha da Fumaça mostra os bastidores da interceptação em voo de seu novo piloto

Cena do vídeo visto nesta matéria

Quem acompanha a Esquadrilha da Fumaça sabe que quando o A-29 voa na ala de uma aeronave de instrução da Academia da Força Aérea (AFA) é sinal de que um novo integrante está sendo anunciado. A manhã do último dia 10 era um dia comum para o Capitão Neves, que decolava para mais uma missão de instrução no T-25 Universal da Academia da Força Aérea. O que ele não imaginava, é que ele pousaria como um integrante da Esquadrilha da Fumaça.

Conforme anunciado no AEROIN, na semana passada o Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, apresentou seus mais novos pilotos para compor a equipe de 2023. Em um dos anúncios, duas aeronaves do Esquadrão realizaram a interceptação de um T-25, onde voava o novo piloto da equipe, Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves.

No mesmo dia, a milhares de quilômetros dali, em Natal (RN), um vídeo-surpresa interrompia a reunião dos instrutores do 2º/5º GAv (Esquadrão Joker) para anunciar que o Capitão Pereira também estava se tornando um “Fumaceiro” a partir daquele momento.

Os bastidores de tudo isso foram registrados em vídeo pela equipe, que revela a fonia entre os militares, bem como a declaração emocionante do novo “Fumaceiro” durante voo. As cenas também trazem a surpresa do Capitão Pereira durante a reunião no Joker.

Ambos os pilotos chegarão em breve no hangar da Fumaça e terão de realizar o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA), que tem duração de até seis meses, para que possam aprender os conceitos de acrobacias a baixa altura e da doutrina do voo no EDA.

Após este período, no qual deverão cumprir em torno de 80 missões, ambos estarão aptos para se apresentarem com a Fumaça em demonstrações no Brasil e no exterior.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias