Fumaça em notebook assusta tripulação e passageiros de Boeing 777 em voo de cruzeiro

Um caso de fumaça a bordo, emitida por um notebook, quase levou um Boeing 777 a pousar em emergência após atingir altitude de cruzeiro na última terça-feira, dia 03 de dezembro.

Segundo informações do The Aviation Herald, o Boeing 777-300 da Air Canada, registrado com a matrícula C-FIUW, executando o voo de número AC849 de London-Heathrow para Toronto com 253 pessoas a bordo, tinha acabado de atingir sua altitude de cruzeiro quando a tripulação de voo declarou PAN PAN após um relato de fumaça em um banheiro.

Flight Radar 24 777 Air Canada Fumaça Notebook A Bordo
O voo do Boeing 777 no dia 03 de dezembro – Imagem: FlightRadar24

PAN PAN é o sinal internacional padrão de urgência que alguém a bordo de um barco, navio, aeronave ou outro veículo usa para declarar na fonia de comunicação que tem uma situação urgente, mas, por enquanto, não representa um perigo imediato para a vida de ninguém ou para o próprio meio de transporte.

Logo depois, a tripulação de cabine identificou o notebook de um passageiro como fonte da fumaça. O equipamento foi colocado em uma bolsa apropriada e resfriado com água, até que a fumaça cessou.

Depois que a fonte da fumaça foi confirmada, a tripulação cancelou o PAN e continuou o voo para Toronto para um pouso seguro.

Em outro caso recente semelhante, um Boeing 787 da Etihad efrentou fumaça a bordo por conta de um tablet. Na ocasião, a tripulação optou pelo pouso de emergência para que o equipamento fosse removido antes da continuidade do voo. Veja mais detalhes na matéria a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias