Na tarde desta sexta-feira (8), o voo QF-520 da Qantas, que partiu de Sydney com destino a Brisbane, retornou ao aeroporto logo após a decolagem devido a uma suspeita de falha no motor.
Os engenheiros da companhia aérea realizaram uma inspeção preliminar e confirmaram que o problema envolveu uma falha contida do motor, ou seja, apesar de o incidente ter sido audível para os passageiros como um forte estrondo, não houve explosão.
No entanto, devido aos problemas no motor, várias chamas saíram do Boeing 737-800 ainda durante o pouso, atingindo a grama que fica próximo da pista.
Por estar numa época de seca, um incêndio se iniciou e se alastrou de maneira rápida, gerando grande fumaça, que era vista de fora do aeroporto, assustando cidadãos australianos que chegaram a pensar que se tratava de um acidente aéreo.
O fogo foi contido pelos bombeiros após algumas horas de trabalho e o aeroporto de Sydney não chegou a ser fechado por conta da fumaça. A Qantas também anunciou que está investigando a causa do problema no motor e que os passageiros do voo QF-520 estavam sendo transferidos para outros voos com destino a Brisbane.
Um voo da empresa aérea Qantas com destino a Brisbane foi forçado a voltar para Sydney, na Austrália, após sofrer uma falha no motor, que por sua vez causou um incêndio na relva que provocou o fechamento de uma das pistas no aeroporto pic.twitter.com/uq7FEzchyh
— Carlos Salas (@CarlosS08594935) November 8, 2024
Qantas Havayolları’na ait #QF520 Sydney-Brisbane seferini yapan VH-VYH tescilli Boeing 737 uçağı, Sydney Havalimanı’ndan kalkış yaptıktan kısa süre sonra motor arızası şüphesiyle acil iniş yaptı ve uçağın havalanmasının ardından otluk alanda yangın başladı.
— HavaSosyalMedya (@HavaSosyalMedya) November 8, 2024
Sydney… pic.twitter.com/zQkBBLEaJ1