Funcionário do governo Biden aparece vestindo roupa que estava em mala que “sumiu” num aeroporto

O Governo dos Estados Unidos se viu em meio a um escândalo no final do ano passado, depois que o funcionário do Departamento de Energia, Sam Brinton, foi acusado de roubar malas despachadas da esteira de bagagens de aeroportos. Agora, a novidade é que uma estilista alega ter desvendado que ele já faz isso há alguns anos.

As acusações se tornaram um problema político, pois o excêntrico Brinton, que também é conhecido como o primeiro membro de gênero abertamente fluído na liderança do governo federal americano, tem uma posição de confiança, que foi posta em cheque quando vieram à tona alegações de que ele rouba malas há vários anos.

Atuando como Vice-Secretário Adjunto para Descarte de Combustível Usado e Resíduos, Brinton foi escalado para supervisionar a disposição de materiais nucleares e isso demanda muita responsabilidade e integridade.

O caso gerou grande repercussão nas redes sociais, mas também alertou uma estilista Asyakhamsin, de origem na Tanzânia, que teve sua mala roubada há quase cinco anos. Uma investigação por usuários da internet vasculhou redes sociais e revelou que Brinton já posou usando roupas encontradas na mala roubada.

Como reporta a Fox News, a estilista provou o que disse ao mostrar imagens publicadas por ela mesma em 2018, mesmo ano em que a mala desapareceu no aeroporto de Washington-Reagan, vestindo uma roupa de sua criação. A mesma roupa posteriormente apareceu em uma foto de Brinton.

O caso está sendo investigado pelo governo Biden e poderia levar à demissão de Brinton, que está afastado. Como as acusações indicam que o roubo de malas acontece há alguns anos, isso levantou dúvidas sobre o processo de background check pelo qual Brinton passou antes de assumir seu papel de confiança no governo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviação Naval realiza treinamento de emergência em simulador de voo do...

0
Os pilotos realizaram treinamentos de emergências utilizando os simuladores de voo para aeronaves AS350 Esquilo, no CIAvEx, em Taubaté-SP.