Funcionários da norte-coreana Air Koryo se metem com contrabando de armas e são sancionados

Devido ao seu suposto envolvimento com tráfico de armas, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC) sancionou dois agentes da empresa aérea norte-coreana Air Koryo. Um deles, identificado como Ri Sok, era representante da empresa na China e o outro, Yan Zhiyong, gerente de logística da companhia.

Segundo a OFAC, Ri Sok esteve envolvido no transporte de peças eletrônicas em nome do Ministério da Indústria de Foguetes da Coreia do Norte (MORI), uma entidade sancionada. Por conta disso, qualquer pessoa com ela envolvida, entra para a lista de sanções. Do outro lado, Yan Zhiyong foi acusado de contrabandear mercadorias para o escritório de inteligência da Coréia do Norte, por meio de uma empresa de fachada registrada em Pequim.

Além deles, a própria empresa Air Koryo está sancionada pela OFAC desde o início de 2016. A transportadora é a única companhia aérea comercial que opera na Coreia do Norte. Embora sua atividade principal seja, nominalmente, o transporte comercial de passageiros e carga, a OFAC alega que também transporta peças militares para o regime, incluindo sistemas de mísseis Scud-B.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias