Funcionários de companhias aéreas fazem doação coletiva de sangue no Sul

Uma importante ação tomou conta do hemocentro de Caxias do Sul (RS) na última semana, quando um grupo de funcionários de empresas de aviação se uniram em um ato coletivo de doação de sangue. A ação contou com 13 participantes das três grandes empresas aéreas do país e também de outras que prestam serviços de solo no aeroporto.

Alex Boff, 27 anos, é doador há mais de oito anos e comentou que a decisão de doar sangue partiu da equipe da companhia aérea Azul, rapidamente aderida por membros das empresas Latam, Gol, RP e Swissport. Ele também disse que o ato de amor estava ocorrendo ação semelhante em mais aeroportos em todo o país.

“Resolvemos doar sangue e acabamos estendendo o convite às demais companhias e parceiros logísticos, que apoiaram a iniciativa”, atesta Boff.

Bruna Hanzen, 21 anos, doou pela primeira vez. “Nós sabemos que o estoque de sangue no município está baixo. Reunimos os funcionários daqui e fomos doar, pois é um ato de solidariedade”, explica.

Para o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D’Ávila, o terminal sempre apoiará questões solidárias que envolvam a saúde e o bem-estar da comunidade. “Somos solidários em apoiar esta nobre causa, e também em incentivar às demais pessoas a fazerem o mesmo. Para quem doa, são apenas alguns minutos, mas para quem recebe, pode ser uma vida, uma nova chance”, destaca. Além disso, um dos serviços prestados pelo terminal é o transporte de órgãos para transplantes e pacientes.

Para ser um doador de sangue, é preciso estar bem de saúde, ter mais de 50 kg e não estar em jejum. Podem ser doadores pessoas na faixa etária dos 18 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias. Jovens com 16 e 17 anos também podem doar, mediante autorização por escrito assinada pelos pais ou responsáveis. A doação de sangue requer somente a apresentação de um documento de identidade original com fotografia.

Informações fornecidas pela Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos de Rodrigo Rossi

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias