
Dois funcionários de uma companhia aérea nigeriana frustraram uma tentativa de tráfico de dois bebês através do Aeroporto Murtala Muhammed, em Lagos, para Asaba, também na Nigéria, por um homem e uma mulher. Oficiais da Air Peace suspeitaram do casal e evitaram o pior, informou o Daily Trust.
O caso foi registrado em 7 de junho de 2021, enquanto os dois passageiros adultos faziam o check-in.
Um porta-voz da companhia aérea, Stanley Olisa, disse que conforme a suspeita se intensificava, os dois adultos, que insinuaram que os bebês tinham 3 meses cada, foram questionados por outro atendente e pessoal de segurança, mas deram uma narrativas diferentes.
“No dia 7 de junho de 2021, por volta das 12h, um homem e uma mulher, carregando dois bebês, se aproximaram do nosso balcão para o check-in. Nosso agente de atendimento ao passageiro, desconfiado do comportamento da dupla, questionou sobre os bebês. Disseram que os bebês eram deles e estavam viajando para Asaba”, disse Olisa.
Durante o interrogatório pelo pessoal de segurança, o casal deu uma narrativa diferente. “Os dois adultos deram explicações conflitantes a diferentes funcionários – primeiro disseram que os bebês estavam sendo levados para o Reino Unido para uni-los aos seus pais e, mais tarde, eles disseram que estavam enviando os bebês para o Zimbábue para adoção”.
Após um longo período de interrogatório, os adultos confessaram que não eram os pais dos bebês e foram entregues à polícia, que os entregou a agentes da Agência Nacional de Proibição do Tráfico de Pessoas (NAPTIP) para prisão em flagrante por tráfico de crianças. Os bebês foram encaminhados para identificação e estarão sob custódia do estado.
Essa história exemplifica a importância dos agentes de aeroporto para a aviação, bem como de sua ação rápida no intuito de indicar qualquer suspeita aos policiais.