Início Aeroportos

Funcionários do aeroporto de Caxias do Sul (RS) participam de workshop no Consulado dos EUA

Imagem: Andréia Coppini / Prefeitura de Caxias do Sul

Com objetivo de capacitação, funcionários do aeroporto Hugo Cantergiani, localizado na estratégica cidade de Caxias do Sul (RS), participaram na última terça-feira, dia 15 de uma ação de treinamento promovida pelo Consulado dos Estados Unidos na capital gaúcha Porto Alegre.

A ação de treinamento e capacitação em Detecção de Fraude Documental e Cooperação Internacional teve enfoque à segurança pública e às empresas aéreas. A atividade foi promovida pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre e contou com a participação de servidores da Guarda Municipal, da Polícia Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Representantes das companhias aéreas com operação regular no município também compareceram ao workshop, assim como os agentes de proteção da aviação civil lotados em Caxias do Sul.

O agente especial Ali Ahmed, do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, começou a apresentação explicando sobre o funcionamento das forças policiais norte-americanas e os trabalhos desempenhados pelos profissionais.

Ele também orientou atividade prática na qual os participantes puderam conhecer vistos e passaportes, checando a existência de fatores de segurança, como marcas d’água e microimpressão. O investigador Oscar do Carmo discorreu, em sua fala, sobre a checagem dos documentos e a interligação das investigações entre as agências.

Responsável pela Unidade de Prevenção de Fraudes, Luana Santos trouxe conhecimento específico sobre a atuação dos profissionais nos trabalhos de contra inteligência e segurança. A vice-cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, Simona Ragucka, acompanhou o workshop.

Imagem: Rodrigo Rossi/Prefeitura de Caxias do Sul – Divulgação

Maurício Loreto D’Ávila, diretor do terminal, manifestou aprovação pela atividade. “O treinamento que recebemos nos proporcionou conhecer o trabalho das forças policiais dos Estados Unidos. Além disso, recebemos treinamentos para reconhecimento de impostores nos aeroportos e na avaliação da segurança e da autenticidade de documentos oficiais e vistos. A capacitação é muito importante pois recebemos passageiros do Brasil e também de outros países. Valorizar também a presença das forças de segurança que são elos importantes nessa questão da segurança documental”, opinou D’Ávila.

Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Leia mais sobre Aeroportos:

Sair da versão mobile