Fundo soberano saudita cria uma nova empresa global de leasing de aeronaves

O Fundo de Investimento Público saudita (PIF) anunciou hoje, 1 de julho, o lançamento da Aircraft Leasing Company ou AviLease, que visa ser uma instituição líder em toda a cadeia de valor de leasing de aviação, mantendo um portfólio de ativos com foco em serviços de arrendamento de aeronaves, negociação e gestão de ativos.

A AviLease inicialmente se concentrará no dimensionamento por meio de transações de compra e locação com companhias aéreas, aquisições de portfólio e pedidos diretos de fabricantes de aeronaves. Também analisará expansões por meio de aquisições corporativas. A frota será composta por aeronaves de nova geração de aeronaves de fuselagem estreita (narrowbodies) e fuselagem larga (widebodies) dos principais fabricantes do mundo.

Segundo a comunicação, o “estabelecimento da empresa visa a contribuir para a redução da saída de valor para a Arábia Saudita, ao mesmo tempo em que aumentará a integração no mercado global de financiamento de aeronaves”.

O lançamento do AviLease destaca o mandato do PIF para gerar valor ao Reino Saudita em setores promissores localmente que podem ajudar a impulsionar a diversificação da economia e contribuir para o crescimento do PIB não petrolífero. Em outras palavras, isso significa que, ao invés do governo saudita pagar a empresas estrangeiras pelo arrendamento de aeronaves, pode pagar às suas próprias empresas e manter o dinheiro “em casa”.

O PIF é um dos maiores e mais impactantes fundos soberanos do mundo. No final do primeiro trimestre de 2022, seus ativos sob gestão atingiram aproximadamente US$ 620 bilhões, em um portfólio diversificado que abrange 13 setores estratégicos na Arábia Saudita e globalmente. 

Desde 2017, o Fundo estabeleceu 54 empresas e criou, direta e indiretamente, mais de meio milhão de empregos no final de 2021. O PIF desempenha um papel de liderança no avanço da transformação e diversificação econômica da Arábia Saudita, além de contribuir para moldar o futuro da economia mundial.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Fotos: O que rolou na Labace 2022, que aconteceu no aeroporto...

0
O evento que é marcado pela retomada do setor, é organizado pela Associação Brasileira de Aviação Geral e conta com diversos expositores.