Gabinete alemão disse que não sabia dos planos dos EUA de treinar pilotos ucranianos na Alemanha

Caças F-16 – Imagem: Colorado National Guard / EUA

O governo alemão ainda não está ciente dos planos dos EUA de treinar pilotos ucranianos, inclusive em aeronaves F-16, em bases americanas na Alemanha. Isto foi afirmado na segunda-feira em um briefing pelo representante oficial do gabinete alemão Steffen Hebeshtreit, segundo relata a estatal russa TASS.

“Não era um ponto de discussão que eu soubesse”, disse ele. “Portanto, todo o resto é especulação”, acrescentou Hebeshtreit, observando que, no caso do F-16, “não se trata de tecnologia alemã”.

O representante do Gabinete de Ministros também argumentou que o início do treinamento de pilotos ucranianos deve ser entendido como um sinal para Moscou de que o apoio a Kiev dos aliados ocidentais não enfraquecerá.

Em 21 de maio, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em entrevista coletiva à margem da cúpula do G-7 em Hiroshima, anunciou que seu país, junto com seus aliados, começaria a treinar pilotos ucranianos, inclusive em aeronaves F-16. Posteriormente, surgiram notícias indicando que os EUA usariam bases externas para os treinamentos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias