Gasolina de aviação tem venda suspensa novamente por causa de contaminação

A BR Distribuidora informou hoje (3) que suspendeu novamente a venda da gasolina de aviação (Avgas) no Brasil. No passado, um problema semelhante, relacionado com contaminação do combustível, também resultou na suspensão por alguns dias.

© AOPA

A notícia começou a circular hoje em diversas redes de pilotos de aviação geral no país, junto com um comunicado da BR Distribuidora, informando que um parâmetro do combustível está fora dos limites, sem dar mais detalhes.

Em seguida, vários NOTAMs (notificação aos aeronavegantes) começaram a ser expedidos informando indisponibilidade da gasolina de aviação em Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Ilhéus, Cabo Frio, João Pessoa, Fernando de Noronha e Recife.

O comunicado da BR Distribuidora, empresa do grupo Petrobrás e responsável pela distribuição de todo o AVGAS produzido na Refinaria de Cubatão, informa os lotes que foram afetados e que irá recolher a gasolina.

O AVGAS é utilizado por aviões a pistão e não afeta as operações das companhias aéreas regulares, já que elas utilizam exclusivamente aeronaves a jato ou turboélices, que utilizam o querosene de aviação (JET A1).

No entanto, diversas escolas de aviação e táxis-aéreos suspenderam suas operações por enquanto, pela não-disponibilidade de combustível. Não está claro se a contaminação é a mesma que ocorreu em 2020, com a gasolina importada.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias