Gasolina de aviação volta a ser vendida após auditoria da BR Distribuidora

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem Ilustrativa

A BR Distribuidora, criada pela Petrobrás e que hoje tem 37% das ações dela, retomou, na manhã de hoje (7/2), a comercialização de gasolina de aviação (AVGAS) a seus clientes e revendedores, após receber os laudos do fornecedor atestando que os novos lotes do produto se encontram dentro das especificações determinadas pelos órgãos reguladores. Na sequência, a Companhia realizou todos os testes recomendados ao distribuidor.

De modo a regularizar o abastecimento no menor espaço de tempo possível, a base da companhia em Cubatão (BACUB), atualmente o único polo de suprimento de AVGAS no país, está operando em regime estendido.

A BR segue aguardando os esclarecimentos de seu fornecedor sobre o ocorrido, tendo se colocado à disposição para colaborar no aprofundamento das investigações.

Estava suspenso

A comercialização do produto estava suspensa desde 3 de fevereiro, devido a um problema relacionado com a contaminação do combustível. No ano passado, um tema semelhante levou à suspensão da venda da AVGAS.

O AVGAS é utilizado por aviões a pistão e não afeta as operações das companhias aéreas regulares, já que elas utilizam exclusivamente aeronaves a jato ou turboélices, que utilizam o querosene de aviação (JET A1).

No entanto, diversas escolas de aviação e táxis-aéreos suspenderam suas operações por enquanto, pela não-disponibilidade de combustível. Não está claro se a contaminação é a mesma que ocorreu em 2020, com a gasolina importada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias