Gaúcho equipa Fiat Strada com motor à jato do avião Embraer Xavante

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O “Fiat Uno com escada” parece ter ganhado um concorrente à altura: o seu irmão Strada ganhou um motor à jato do Embraer Xavante.

A ideia um tanto quanto inusitada foi de um morador de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele comprou como sucata um motor Rolls-Royce Viper 601, um turbojato que foi utilizado em grande escala, sendo que este exemplar saiu do Embraer AT-26 Xavante / Aermacchi MB-326, que foi um jato militar de treinamento avançando desenvolvido pela Itália e também fabricado no Brasil.

Outro avião que serviu na Força Aérea Brasileira e que foi equipado com esse motor foi o jatinho executivo Hawker Siddeley HS.125 (BAe 125), que no Brasil cumpriu a missão de transporte executivo e também voou pelo GEIV, realizando calibração de instrumentos de navegação aérea.

O motor turbojato utiliza 100% dos gases que entram pelo fan (“ventilador” que suga o ar) para a compressão e combustão, tendo sido muito utilizado por aviões militares no passado, por serem relativamente pequenos e promoverem uma quantidade grande de empuxo, permitindo até voos supersônicos.

Hoje em dia, este tipo de motor caiu em desuso na aviação como um todo, já que seu consumo de combustível é muito alto e os atuais motores turbofan, em que uma parte do ar sugado passa em volta dos compressores e não é comprimido, conseguem prover a mesma quantidade de empuxo com um consumo muito menor, além de serem menos ruidosos.

AT-26 Xavante Brasil

A ideia de colocar um motor desse em uma Fiat Strada, que é robusta e a mais vendida pick-up do país, além do segundo carro mais vendido no Brasil, pode parecer loucura, mas funcionou bem, apesar de algumas pessoas acusarem de o vídeo ser fake.

No vídeo abaixo do canal Aviões & Cia, o dono do carro, de nome Diego, mostra detalhes do funcionamento do motor, inclusive como adaptou um motor de partida que não veio com o motor original. Ele fez, inclusive, um controlador separado e o demonstra junto com o motor no vídeo abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias