Gaúchos reclamam de voos noturnos de caças da Força Aérea Brasileira

A movimentação de caças F-5 Tiger na Base Aérea de Canoas, nas últimas noites, tem desagradado alguns moradores gaúchos.

A base é o local onde fica a Ala 3 e base do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAv), o Esquadrão Pampa, que é conhecido pelo símbolo de um papagaio com os dizeres “Já te atendo, tchê”. Este esquadrão de caça opera aviões Northrop F-5EM Tiger II, principal vetor de ataque em atividade no Brasil, com seus quase 50 anos de idade.

Equipados com dois motores turbojato General Electric J85 cada, os aviões fazem bastante barulho durante o seu funcionamento, ainda mais se estiverem com os pós-combustores ligados, como mostra a foto que abre esta reportagem.

Os voos destes aviões são comuns na Base Aérea de Canoas, dada a própria função orgânica da FAB e o contínuo treinamento dos pilotos. Voos noturnos, principalmente próximo da meia-noite são incomuns, no entanto, eles acabaram ocorrendo no início da semana, gerando reclamação de moradores, como mostra o vídeo acima.

Os treinamentos noturnos fazem parte da rotina de qualquer piloto, seja militar ou civil, mas o horário desagradou os moradores, que questionaram se estava havendo uma guerra na cidade.

Por fim surgiram memes sobre a situação, e diversos comentários ironizando as críticas, já que a Base Aérea chegou antes da própria fundação da cidade (1937 x 1939) e ficava longe de áreas residenciais, mas com o adensamento urbano de Canoas e da própria Grande Porto Alegre, as construções começaram a ser feitas próximas da base.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias