GE bombeia 3.700 litros de água por minuto através do motor do Boeing 777X

Reprodução Instagram (abaixo)

Quanta água é necessária para completar um teste de ingestão de água em um motor gigante como o GE9X, que dará propulsão ao Boeing 777X? A General Electric não respondeu diretamente, mas deu uma dica, dizendo que são mais de mil galões (ou 3.785 litros) por minuto.

Junto com essa informação, a empresa americana compartilhou um vídeo em que mostra uma unidade do motor GE9X passando por provas extremas na bancada de teste de água. Tudo isso porque os motores das aeronaves devem funcionar de forma confiável em uma ampla variedade de condições climáticas, sendo assim submetidos a testes extremos durante o desenvolvimento. 

“Motores a jato voam em climas horríveis, de tempestades de granizo a níveis de chuva de monção. O objetivo de cada campanha de teste é provar que o motor pode operar em condições desafiadoras”, disse a empresa, junto com sua publicação.

O GE9X é o turbofan mais potente e econômico do mundo, e também o de maior diâmetro já feito na história da aviação, semelhante ao diâmetro da fuselagem do Boeing 737. Cada um custa mais de US$ 100 milhões.

O objetivo declarado da GE com o equipamento é oferece as emissões de NOx mais baixas da sua classe e ser o seu motor mais silencioso já produzido. Como todos os motores comerciais da GE, tanto o GE9X quanto o GE90 (do Boeing 777-200/300) são compatíveis com qualquer combustível de aviação sustentável (SAF) aprovado.

O GE9X vai oferecer propulsão ao Boeing 777X, um modelo de aeronave que ainda está em processo de certificação, cumprindo etapas de teste em voo e no solo, e cuja estreia comercial não deve ocorrer antes de 2024.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias