GE celebra incríveis 50 anos de operação dos motores aeronáuticos CF6

Avião Motor General Electric GE CF6-80C2
Motor GE CF6-80C2 – Imagem: Julian Herzog / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Cinquenta anos atrás, o motor CF6 empurrou a GE Aviation para o negócio de aviação comercial quando entrou em serviço instalado no avião trimotor McDonnell Douglas DC-10-10. Agora, a GE Aviation está comemorando cinco décadas de serviços comerciais para o que se tornou o programa de motores para aeronaves comerciais widebody de maior sucesso da GE, com mais de 8.500 unidades das variantes do CF6 entregues até o momento.

Ao basear o projeto do CF6 no TF39, o primeiro turbofan de alto bypass da GE Aviation, a empresa trouxe para o mercado de aviação civil uma opção de motor de maior empuxo com menor consumo de combustível do que outros motores existentes na época. Isso ajudou a expandir as viagens aéreas a preços acessíveis para mais pessoas e para mais destinos do que antes, ajudando a redefinir a aviação comercial desde que o CF6 entrou em serviço pela primeira vez.

Com o passar dos anos, a família de motores CF6 cresceu para incluir cinco modelos – o CF6-6, a variante original, CF6-50, CF6-80A, CF6-80C2 e CF6-80E1. Equipando 10 aplicações exclusivas de aeronaves, incluindo o Boeing 767 e 747, o Airbus A330 e o Lockheed Martin C-5M Super Galaxy, entre outros, a família de motores CF6 acumulou mais de 460 milhões de horas de voo do motor desde 1971.

Hoje, o motor CF6 continua a ser um carro-chefe para o setor de aviação comercial, incluindo operações de carga aérea em aeronaves de passageiros convertidas em cargueiros, bem como aviões de carga dedicados. Vários tipos de motores CF6 impulsionam mais de 65 por cento dos aviões widebody do mundo dedicados ao transporte de carga.

Imagem: GE Aviation

“Os negócios de motores a jato comerciais da GE Aviation são construídos sobre a base lançada pelo motor CF6, que estabeleceu nossa experiência com turbofans de alto bypass para aviões comerciais, novas parcerias em programas de motores e a importância da estabilidade e confiabilidade do produto”, disse Mike Kauffman, gerente geral do programa de motores CF6 da GE Aviation.

Novos motores CF6-80C2 continuam a ser produzidos. Além disso, o TrueChoice da GE Aviation oferece uma variedade de opções de revisão, reparo e materiais usados ​​para atender às necessidades de operadores em todo o mundo para manter suas frotas de motores CF6.

Safran Aircraft Engines, MTU Aero Engines e GKN Aerospace são participantes do programa de motores CF6.

O significado do CF6 para a GE

Com o motor CF6 da GE comemorando 50 anos de serviço na semana passada, a fabricante pediu aos ex-líderes do projeto CF6 que refletissem sobre o motor e o que ele significa para a GE Aviation e para eles pessoalmente. Veja a seguir o que eles disseram.

Roger Seager, presidente e vice-presidente de vendas da GE Aviation e ex-gerente geral do CF6

O CF6 é literalmente a base do negócio de motores comerciais da GE Aviation como o conhecemos hoje. O motor era onipresente nesta indústria. As companhias aéreas operariam várias aeronaves com motor CF6, reconfigurando o hardware de troca do motor para trocar o motor entre diferentes aeronaves em sua frota.

Essa versatilidade atesta a incrível visão, inovação, garra e determinação dos ex-líderes da GE Aviation que criam um motor que continua a definir quem somos. A família de motores CF6 se junta a um punhado de outros produtos militares e comerciais excepcionais que definem o que há de melhor na GE Aviation.

Durante minha carreira de 34 anos na GE Aviation, o CF6 e eu nos cruzamos muitas vezes – desde meu primeiro papel na GE como engenheiro de ligação de instalação do Airbus A300 até meu tempo como líder de programa militar de suporte aos E-4 e KC-10 com motor CF6, depois de liderar o programa CF6 até minha última função como presidente da GE Aviation China.

Fiquei tentado a chamá-lo de meu motor, mas o CF6 teve muitos pais assim, cada um com suas próprias experiências. Até hoje, ainda sinto um grande senso de propriedade do CF6 e fico atento a qualquer notícia que possa devorar sobre ele. Foi um ótimo relacionamento… feliz 50º aniversário!

Duane Bentley, gerente aposentado do programa GE Aviation CF6

Passei a maior parte da minha carreira na GE Aviation trabalhando no programa CF6 como engenheiro sênior em Engenharia de Avaliação e depois no Projeto CF6. Sem dúvida, o CF6-80C2 mudou a dinâmica na década de 1980.

Este motor ofereceu melhor desempenho, melhor confiabilidade e uma equipe de suporte ao cliente que atendeu às suas necessidades. Com a certificação do Boeing 767, o CF6-80C2 tornou-se o motor de escolha, vencendo a grande maioria das novas campanhas de aeronaves / motores.

Minhas lembranças especiais são muitas, mas não são sobre o motor. Eles são principalmente sobre as pessoas com quem trabalhei ao longo dos anos que tornaram esta linha de produtos tão bem-sucedida. Com o vasto número de motores em campo em tantas aeronaves, fuselagens e clientes diferentes, o programa CF6 tornou-se um campo de treinamento para muitos futuros executivos da GE Aviation.

Colleen Athans, vice-presidente de cadeia de suprimentos da GE Aviation e ex-gerente geral do CF6

O CF6 apresentou os negócios comerciais da GE Aviation para o mundo. Foi verdadeiramente único por ter sido o primeiro motor a ter várias aplicações de fuselagem. A GE investiu continuamente em atualizações do motor, elevando o padrão de vida útil em serviço.

Os clientes adoram a capacidade de reparo, manutenção e tempo de operação do CF6. É realmente o padrão pelo qual todos os outros motores da GE e dos concorrentes são julgados. Lembro-me de participar de um evento na American Airlines onde comemoramos 10 anos de um motor CF6 mantido na asa, sem nenhuma remoção. Foi inacreditável.

Tom Levin, Vice-presidente e gerente geral de soluções estratégicas de pós-mercado da GE Aviation

O motor CF6 definiu o benchmark widebody para confiabilidade, durabilidade e custo de propriedade. Talvez ainda mais impressionante é que o CF6 manteve esse histórico durante a fase madura de seu ciclo de vida – 50 anos e contando.

O CF6 teve um papel muito influente em minha carreira, desde meados da década de 1990 como Engenheiro de Suporte ao Produto e, posteriormente, servindo alguns de nossos grandes operadores de CF6 como Gerente de Suporte ao Cliente. Muitos anos depois, em 2014, tive a incrível oportunidade de servir como gerente geral do CF6.

Sou muito grato por ter tido a oportunidade de liderar este programa histórico e, em especial, às centenas de clientes que confiaram no CF6 nas últimas cinco décadas. Estou ansioso para celebrar o 60º aniversário.

Chuck Nugent, vice-presidente de operações da GE Power e ex-gerente geral do CF6

O motor CF6 nunca descansou sobre os louros. Em vez disso, ficou cada vez melhor em termos de empuxo, tempo instalado na asa e eficiência de combustível. Nossos clientes sabiam que a GE estava comprometida com o motor, não importando onde ele estava em seu ciclo de vida e é por isso que ele continua voando hoje.

Scott Brensike, Gerente Geral de Soluções de Ciclo de Vida da GE Aviation e ex-Gerente Geral do CF6

Desde quando comecei como engenheiro da Edison trabalhando no sistema de nacele do CF6 até meu tempo no Suporte ao Cliente na Japan Airlines, que era a maior operadora de CF6 do mundo, até quando tive a honra e o privilégio de servir como o último Gerente Geral do CF6, o motor CF6 e eu fazemos parte da vida um do outro há mais de 25 anos.

Quando olho para trás, é incrível ver o quão longe a família CF6 chegou, como o motor está muito melhor hoje do que quando entrou em serviço, quanta confiança nossos clientes têm no motor e, francamente, quantas pessoas no mundo ainda são afetadas e continuarão a ser afetadas pelo CF6 nas próximas décadas.

Milhares de pessoas e alguns dos maiores professores e influenciadores de minha carreira e vida contribuíram para tornar tudo isso possível. É inspirador.

Informações da GE Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Venezuela e China firmam acordo para a Conviasa realizar voos entre...

0
A assinatura ocorreu em evento realizado na cidade de Pequim, onde representantes das duas autoridades assinaram os acordos necessários para