GE fecha acordo com Exército dos EUA para teste de tecnologia de motores elétricos híbridos

A GE Aviation anunciou recentemente que receberá financiamento do Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA para desenvolver motores elétricos híbridos para voos futuros, reporta o site parceiro Aviacionline. 

Segundo a fabricante norte-americana, o projeto ARC-STEP terá como eixos a pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação de uma usina (motor) da classe megawatt (MW) que desenvolve ainda mais as tecnologias aplicáveis ​​à Army Future Vertical Lift (FVL), a nova família de helicópteros militares para as Forças Armadas dos Estados Unidos. 

“O ARC-STEP usará um motor GE CT7, combinado com uma máquina elétrica de potência produzida pela GE. Os especialistas em motores de turbina, sistemas elétricos e gerenciamento térmico da GE e do Exército pesquisarão e integrarão tecnologias que permitem sistemas de propulsão híbrido-elétrica seguros, eficientes, confiáveis ​​e leves. Os testes serão realizados no campus de pesquisa da GE em Niskayuna, Nova Iorque”, disse a empresa em comunicado. 

Da mesma forma, a GE destaca que este acordo para trabalhar com o Exército ocorreu logo após a empresa ter sido selecionada pela NASA para um projeto de demonstração de voo elétrico, o que representa um grande momento para a GE aumentar sua experiência e pesquisa em sistemas híbridos. 

Os fabricantes de motores têm um papel fundamental na descarbonização da indústria aeronáutica. Já não basta desenvolver motores mais eficientes que utilizem combustíveis fósseis convencionais. A introdução de sistemas de propulsão híbrido-elétricos pode ser um passo importante para zero emissões. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias