
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade de aviação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), deu início a mais uma especialização para inspeção em voo. Ao todo, 10 militares, entre oficiais e graduados, participam da capacitação e, no encerramento, receberão a formação em piloto inspetor e operador de sistema de inspeção em voo.
O curso teve início na última segunda-feira (12/08) no Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos (SP), e tem duração de 13 semanas. Os alunos serão capacitados para planejar, conduzir e analisar voos de inspeção de sistemas, auxílios e procedimentos de navegação aérea.
Durante a cerimônia de abertura, o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, destacou a importância do Grupo para as operações aéreas. “Se o GEIV realiza o voo e o auxílio é aprovado, aquele procedimento é aceito. Isso nos traz uma segurança muito grande”, destacou o Oficial-General.
O Grupo Especial de Inspeção em voo é a unidade responsável pela aferição dos equipamentos de auxílio à navegação aérea que garantem a segurança das operações de aproximação, pouso e decolagem nos aeroportos. Somente este ano, o GEIV já realizou mais de 1.100 horas de voo e inspecionou mais de 1.200 auxílios e procedimentos em missões nacionais e internacionais.
Leia mais: