Início Aeroportos

Gestora de aeroportos no Brasil, Vinci assume a concessão do aeroporto da paradisíaca ilha de Taiti

Aeroporto Tahiti Faa’a – Imagem: VINCI Airports

A empresa francesa VINCI Airports, conhecida no Brasil por ser a gestora de 8 aeroportos no Norte e Nordeste, anuncia neste sábado, 10 de setembro, que foi designada pelo governo francês como vencedora para a concessão de 40 anos do aeroporto Tahiti Faa’a, na paradisíaca ilha de Taiti, na Polinésia Francesa.

Principal porta de entrada aérea para a Polinésia Francesa, o aeroporto Tahiti Faa’a recebeu 1,5 milhão de passageiros em 2019. Sua pista tem 3.420 metros de comprimento e pode receber até os modelos Boeing 747 e Airbus A380.

Os vídeos a seguir mostram operações de pouso e decolagem no local:

A nova concessionária, detida em 51% pela VINCI Airports e em 49% pela Polinésia Francesa, será responsável pela operação, promoção, desenvolvimento, manutenção e modernização do aeroporto. Também será responsável pela concepção, financiamento e execução de um programa de obras para melhorar a qualidade do serviço e a eficiência operacional.

Segundo a VINCI Airports, sua missão será assegurar um serviço eficiente à Polinésia Francesa através do desenvolvimento sustentável do tráfego, mobilizando a sua rede de mais de 250 companhias aéreas parceiras.

Além disso, com o objetivo de dar o exemplo para o meio ambiente e em linha com seus compromissos internacionais, a VINCI Airports afirma que implementará medidas de eficiência energética e implantará soluções inovadoras para permitir que o aeroporto alcance Emissões Líquidas Zero.

Esta nova concessão, a primeira para a VINCI Airports numa coletividade ultramarina francesa, permite à empresa alargar a sua rede na região do Pacífico.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, comentou:

“Estamos muito orgulhosos que a VINCI Airports tenha sido selecionada como proponente vencedora para a concessão do aeroporto Tahiti Faa’a, uma missão que realizaremos ao lado da Polinésia Francesa. Estaremos totalmente empenhados em tornar este aeroporto uma porta de entrada que atenda às necessidades e expectativas da região, tanto em termos de qualidade de serviço quanto de ambição ambiental, para o desenvolvimento sustentável da conectividade da Polinésia Francesa.”

No Brasil, a VINCI administra o aeroporto de Salvador, na Bahia, e os sete do Bloco Norte I, formado por Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista (RR).

No total, a empresa é responsável por 52 aeroportos no mundo todo, em países como França, Portugal, Estados Unidos, Japão, Costa Rica, Chile, Sérvia, Camboja e República Dominicana.

Com informações da VINCI Airports

Sair da versão mobile