
A gigante americana Boeing vai expandir suas atividades de fabricação no Vietnã. Steve Biegun, vice-presidente sênior de políticas públicas globais da Boeing, revelou o plano durante uma reunião com Nguyen Hong Dien, ministro vietnamita da Indústria e Comércio, à margem da Estrutura Econômica Indo-Pacífica, como relata a imprensa local.
Atualmente, empresas vietnamitas e de outros países já produzem peças e equipamentos para a empresa americana, porém, majoritariamente, são itens de baixo valor. Esses itens são fornecidos por empresas da Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.
Dien solicitou à Boeing que aumentasse seus investimentos tanto na transferência de tecnologia quanto no treinamento voltado a qualificar o talento local na área. O ministro também ofereceu suporte para incentivar empresas vietnamitas de fabricação mecânica a se integrarem com a Boeing.
A Boeing vem trabalhando com o Vietnam desde 1995, auxiliando as esferas de defesa e aviação civil, sem contar que ajudou a Vietnam Airlines a obter uma licença para voos diretos entre Ho Chi Minh e São Francisco.