Início Aviação Militar

Gigante avião de 75 metros, C-5 batalha contra os ventos durante aproximação no Texas

Um dos maiores aviões do mundo, o Lockheed C-5 Galaxy, batalhou contra os ventos, mas não conseguiu pousar num aeroporto texano.

Antagonista direto dos lendários aviões soviéticos Antonov An-124 Ruslan e An-225 Mriya, este último destruído na invasão russa na Ucrânia, este avião militar é o maior cargueiro disponível na frota militar americana. Pesando 380 toneladas quando completamente carregado, ele pode levar até 127 toneladas de carga útil.

Naturalmente, com todo esse porte, sua especialidade são cargas volumosas, que podem ser embarcadas pela frente, através da porta do nariz, ou pela traseira, por uma rampa.

Apesar de toda a robustez, o enorme jato de 75 metros de comprimento e 67 metros de largura pôde ser visto batalhando contra a força dos ventos durante uma aproximação no aerporto de Waco, no estado americano do Texas. Um vídeo gravado de uma localidade próxima à cabeceira da pista, e postado na rede Reddit, registrou esse momento.

Como se nota, o avião balança bastante, na medida em que se aproxima do chão. A poucos metros do solo, a tripulação nivela a aeronave e comanda uma arremetida, colocando as manetes de potência à frente, fazendo o enorme C-5 subir novamente.

Veja esta cena abaixo, que demonstra como a força do vento pode impactar até mesmo as maiores das aeronaves.

Sair da versão mobile