Gigante chinesa do e-commerce terá sua própria companhia aérea

A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) anunciou que a Suqian Jindong Zhanrui Enterprise, controlada por Richard Liu, fundador da JD.com, recebeu aprovação para abrir uma nova companhia aérea de carga com base na província oriental de Jiangsu. De nome Jiangsu Jingdong Cargo Airlines,e com capital de US$ 92,83 milhões, a empresa obteve as permissões preliminares para lançar suas operações.

A empresa controlada por Liu contribuirá com 75% do capital social, enquanto o Airport Group fornecerá o restante, de acordo com a CAAC. A nota da entidade diz que a empresa aérea está planejando usar aeronaves Boeing 737-800 para sua frota.

O movimento segue na direção do seu concorrente Alibaba, que apesar de não ter uma companhia própria, tem investido fortemente na distribuição de seus produtos a partir de uma rede de voos própria operada pela YTO Cargo Airlines e do aluguel de capacidades de carga de outras empresas aéreas globais, como a Atlas Air.

Ao mesmo tempo em que o e-commerce tem apresentado crescimento a taxas impressionantes ao redor do mundo, impulsionado pela pandemia e o distanciamento social, ele eleva as taxas de frete e a concorrência pelo transporte de mercadorias. Isso tem levado diversas empresas do setor a se moverem para ter suas próprias operações aéreas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias