Início Empresas Aéreas

Gigante dos navios perdeu a ITA Airways, mas ainda quer entrar na aviação

Uma das surpresas do ano para o mercado da aviação foi a entrada da gigante dos navios, MSC, na disputa para a compra da empresa aérea ITA Airways, em um consórcio com a Lufthansa. Muitos apostavam forte nesse grupo como futuro dono da aérea italiana, mas isso não ocorreu e o governo daquele país preferiu seguir adiante com investidores concorrentes.

O outro grupo, formado pelo fundo de investimentos americano Certares, em conjunto com a Air France-KLM e Delta Air Lines, seguiu na disputa e agora negocia termos finais com o governo italiano. Uma palavra final, no entanto, apenas será dada dentro de algumas semanas.

Enquanto isso, a empresa de navios segue com vontade de entrar no setor aéreo. Pierfrancesco Vago, presidente da MSC Cruzeiros, deu recentemente uma entrevista ao site suíço Handelszeitungé, onde fala sobre futuros planos, inclusive para a ITA, caso a negociação com o consórcio liderado pelo Certares não dê certo. Além disso, ele tem alternativas.

Vago deixou claro que a MSC continuará disposta a investir na ITA caso a situação mude nos próximos meses. Uma alusão ao fato de que as eleições estão previstas para a Itália em 25 de setembro, o que poderia mudar completamente o ambiente político, e, portanto, também a venda das ações estatais na ITA Airways.

Mas Vago também disse que eles só embarcariam em outra companhia aérea se for para fornecer aos clientes uma experiência de viagem perfeita e apoiar o negócio de carga da MSC. Por isso, sua empresa busca cooperação com uma companhia aérea global.

Sem citar nomes de possíveis parceiros, ele deixou claro que a integração vertical é importante para a MSC Cruzeiros e, por isso, novas informações nesse sentido devem emergir em breve.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile