A Cirium, grande referência global em dados do mercado de transporte aéreo, divulgou ontem, 12 de agosto, os números de pontualidade da aviação de transporte aéreo de passageiros referentes ao mês de julho de 2024. As três grandes companhias aéreas que operam no mercado doméstico brasileiro se destacaram no período.
A empresa ressalta que a indústria da aviação enfrentou uma grande desordem devido a uma falha global de TI em 19 de julho, decorrente de um erro de atualização de software da CrowdStrike e da Microsoft. A interrupção resultou no cancelamento de mais de 5.000 voos em todo o mundo, com milhares de outros atrasados entre 19 e 21 de julho.
Companhias aéreas e aeroportos na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, fortemente dependentes dos sistemas da Microsoft, foram os mais afetados pelo caos. Enquanto isso, a América Latina, o Oriente Médio e a África experimentaram impacto mínimo. Essas interrupções foram evidentes nas notáveis diminuições nos índices de Desempenho de Pontualidade (OTP – On-Time Performance) nas regiões afetadas.
Empresas aéreas globais
A Saudia (SV) manteve sua posição como líder global em julho, com um Desempenho Pontual (OTP) de 88,15%, apenas uma ligeira queda em relação ao desempenho do mês anterior de 88,22%. Enquanto algumas companhias aéreas no Aeroporto Internacional King Khalid (RUH) foram afetadas pela falha de TI, autoridades sauditas relataram que as operações continuaram, pois o aeroporto usou um sistema alternativo. O aeroporto garantiu a terceira posição na categoria de Aeroportos Globais com um OTP de 83,27%, uma queda de mais de 2 pontos em relação ao OTP de junho de 85,60%.
A Azul (AD) ficou em segundo lugar com um OTP de 85,20%, uma leve melhoria em relação ao OTP do mês anterior de 84,83%. O Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP), principal hub da Azul, terminou o mês em quarto lugar na categoria de Aeroportos Médios. O aeroporto registrou um OTP de 87,02%, também uma leve melhoria em relação ao OTP do mês passado de 86,41%.
A LATAM Airlines (LA) manteve sua posição em terceiro lugar com um OTP de 84,65%, uma ligeira queda em relação a 85,83% em junho. O Aeroporto Arturo Merino Benitez (SCL), um hub para a LATAM Airlines, concluiu o mês com um OTP de 80,62%.
A Avianca (AV) ficou em quarto lugar com um OTP de 84,11%. Isso representou uma melhoria de mais de 4 pontos em relação ao seu desempenho em junho (79,97%). O Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá (BOG), um hub para a Avianca, dominou a categoria de Aeroportos Globais com um OTP de 84,45%. Isso representou uma melhoria de mais de 5 pontos em relação ao desempenho de junho (79,12%).
A Aeromexico (AM) garantiu a quinta posição com um OTP de 81,51%. Isso representou uma queda de mais de 4 pontos em relação ao OTP do mês passado de 86,18%. O Aeroporto Internacional Benito Juarez (MEX) terminou em sexto lugar na categoria de Aeroportos Globais com um OTP de 78,33%, uma queda de mais de 4 pontos em relação ao OTP do mês passado de 82,64%.
América Latina
Interessantemente, a região da América Latina foi a menos impactada pela falha global de TI em suas operações. Registrou a maior melhoria nas cancelamentos de voos entre todas as regiões em julho. As cancelamentos de voos diminuíram 24% em julho, com as companhias aéreas da região cancelando 3.222 voos em comparação com 4.235 em junho. A maioria das companhias aéreas e aeroportos na região também registrou melhorias no desempenho pontual no mês de julho.
A Gol (G3) manteve sua posição como líder regional com um Desempenho Pontual (OTP) de 89,34%. O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU), principal hub da Gol, concluiu o mês em quarto lugar na categoria de Aeroportos Globais com um OTP de 82,08%, uma queda de mais de 3 pontos em relação ao OTP de junho de 85,13%.
A Azul (AD) seguiu em segundo lugar com um OTP de 85,20%, um ligeiro aumento em relação ao desempenho do mês passado de 84,83%. O Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP), principal hub da Azul, conquistou o quarto lugar na categoria de Aeroportos Médios com um OTP de 87,02%, uma leve melhoria em relação ao OTP de junho de 86,41%.
A LATAM Airlines (LA) ficou em terceiro lugar com um OTP de 84,65%, uma ligeira queda em relação a 85,83% em junho. O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez de Santiago (SCL) concluiu o mês em quinto lugar na categoria de Aeroportos Globais com um OTP de 80,62%.
A Avianca (AV) garantiu a quarta posição com um OTP de 84,11%, uma melhoria de mais de 4 pontos em relação ao OTP de junho de 79,97%. O Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá (BOG), principal hub da Avianca, é o líder na categoria de Aeroportos Globais com um OTP de 84,45%. Isso representou uma melhoria de mais de 5 pontos em comparação ao OTP de junho de 79,12%.
A Aerolíneas Argentinas (AR) seguiu de perto em quinto lugar com um OTP de 83,97%, uma leve diminuição em relação ao OTP do mês passado de 85,16%. O Aeroparque Jorge Newbery de Buenos Aires (AEP), um hub para a AR, terminou o mês em quinto lugar na categoria de Aeroportos Médios com um OTP de 86,44%.
Empresas aéreas de baixo-custo (low-cost)
A Gol (G3) dominou a categoria de Companhias Aéreas de Baixo Custo (LCC) com um Desempenho Pontual (OTP) de 89,34%, uma leve queda em relação aos 90,53% de junho. A Peach Aviation (MM) seguiu em segundo lugar com um OTP de 85,70%, uma ligeira melhoria em relação aos 84,95% de junho. A Azul (AD) veio logo atrás, em terceiro lugar, com um OTP de 85,20%, uma pequena melhoria em relação ao OTP do mês anterior de 84,83%.
A Iberia Express (I2) ficou em quarto lugar na categoria LCC com um OTP de 79,79%, uma queda de mais de 2 pontos em relação ao OTP de junho de 82,50%. A Thai AirAsia (FD) ocupou a quinta posição com um OTP de 78,35%, uma queda de quase 7 pontos em comparação aos 85,18% de junho.
Informações da Cirium