Gol e CVC fazem primeiro voo corporativo 100% carbono neutro

Boeing 737 MAX 8

Parceira da GOL Linhas Aéreas desde o início da história da Companhia, em 2001, a CVC, maior operadora de viagens do País, completa 50 anos em 2022 e, em comemoração à data, ambas promoveram na terça-feira (7/06) o primeiro voo corporativo – e exclusivo – 100% carbono neutro dentro da trajetória de ambas as empresas.

O trajeto foi entre o aeroporto internacional de Guarulhos (GRU) e Maceió (MCZ), onde se realiza até 10 de junho a convenção anual de vendas da CVC, em formato presencial e híbrido, dirigida ao canal de franquias da operadora.

“Conexão CVC 50 Anos” é como foi intitulada a convenção de vendas de meio século de vida da CVC. Uma comitiva com 174 colaboradores da operadora decolou às 15h50 de terça (7) no voo G3-9802, com o Boeing 737 MAX, rumo à capital alagoana, em uma experiência de viagem GOL sustentável.

Imagem: Almir Bonfim Jr. / Divulgação

A chegada ao aeroporto foi às 18h45. O mesmo viés de impacto neutro no meio ambiente acontecerá com o voo de volta, G3-9801, marcado para às 19h25 do dia 11/06.

O voo de ida contou com speech temático na decolagem, sobre o ineditismo da compensação deste primeiro voo corporativo, e ambas as operações (ida/volta) têm serviço de bordo adaptado: por exemplo, copos plásticos substituídos por água em lata, com descarte apropriado.

Imagem: Almir Bonfim Jr. / Divulgação

Nas duas operações, em parceria com a GOL e a climatech Moss, a CVC assume o custo da compensação de carbono dos voos de ida a Maceió e volta a Guarulhos, neutralizando assim as emissões totais nessa rota exclusiva entre as capitais paulista e alagoana. O certificado digital será entregue à empresa após os voos. Com a iniciativa, o valor investido na compensação de CO2 será 100% revertido a projetos certificados de apoio à conservação da Floresta Amazônica.

De acordo com os cálculos feitos pela Moss, os voos de ida e volta entre São Paulo (GRU) e Maceió (MCZ) são responsáveis pela emissão de aproximadamente 44 toneladas de CO2. Portanto, para gerar os 44 créditos de carbono necessários para compensação, o equivalente a 276 árvores foi preservado.

#MeuVooCompensa

Em 5 de junho de 2021, Dia Mundial do Meio Ambiente, a GOL apresentou ao País e ao mundo a iniciativa pioneira de oferecer aos Clientes a possibilidade de, voluntariamente, compensarem a pegada carbônica de suas viagens.

Desenvolvida com a Moss, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, a iniciativa, então inédita na América Latina, busca o engajamento daqueles que utilizam a aviação comercial no Brasil a olharem de forma empática e cuidadosa para o meio ambiente e o planeta. A campanha #MeuVooCompensa completou 1 ano no último dia 5 de junho de 2022.

Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no Brasil, a GOL tem como foco trabalhar a compensação com uma alternativa intermediária muito relevante, enquanto investe no desenvolvimento de projetos de combustíveis alternativos e limpos (biocombustível), para que no futuro a emissão de carbono seja reduzida.

A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da GOL é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain, criado pela Moss. O valor gerado pela transação do token destina-se a neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

Participar do #MeuVooCompensa é muito barato. Apagar a pegada carbônica de uma viagem na ponte aérea Rio-São Paulo sai em média a R$ 6 (ida e volta). Para isso, basta o Cliente GOL usar a calculadora disponível no site da GOL e da Moss e adquirir o correspondente à sua compensação em MCO2 para neutralizar sua emissão individual de carbono nos voos Congonhas-Santos Dumont-Congonhas, com direito a certificado. É possível compensar trechos já voados, voos atuais e até futuros, no momento que o passageiro quiser.

Em 2021, a GOL, também em parceria com a Moss, apresentou as duas primeiras rotas 100% carbono neutro do Brasil: em setembro, Recife-Fernando de Noronha-Recife, e em dezembro, Congonhas-Bonito-Congonhas. Noronha e Bonito são destinos brasileiros reconhecidos pela prática da sustentabilidade e pelo respeito ao meio ambiente.

No caso das duas rotas 100% carbono neutro (assim como no voo corporativo com a CVC), a GOL e a Moss assumem o custo da compensação total de carbono e doam aos Clientes e à tripulação o certificado da compensação individual da pegada carbônica, neutralizando as emissões totais. Como acréscimo, há um convite para, se for do interesse dos passageiros, comprarem o MCO2 para neutralizar os demais trechos que compõem suas viagens.

Informações da Assessoria de Imprensa da Gol Linhas Aéreas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sindicato pede que Azul observe o horário correto para início das...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) publicou uma nota em que informa que recebeu relatos de que a Azul Linhas Aéreas não