Gol e Latam são certificadas no IEnvA, expandindo o programa da IATA na América Latina

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) informa que seu programa de Certificação de Operações Ambientais – IEnvA (IATA Environmental Assessment) está expandindo sua presença na América Latina com a certificação de duas companhias aéreas: GOL e LATAM.

Esta iniciativa reforça o compromisso do setor de aviação comercial em zerar suas emissões líquidas de CO2 até 2050.

Segundo a IATA, para alcançar essa meta ambiciosa, é necessário um esforço conjunto da indústria, e os programas de certificação são aliados importantes para impulsionar os agentes do setor a definir e implementar ações concretas para promover a sustentabilidade.

Desenvolvido pela IATA, o programa voluntário de certificação IEnvA avalia, de forma independente, o compromisso de empresas e instituições da aviação para melhorar o seu desempenho ambiental e sustentável. Baseado em padrões e melhores práticas em conformidade com os requisitos da ISO14001 (Gerenciamento Ambiental), o IEnvA usa a experiência da Associação com auditoria de segurança (IOSA) para supervisão, governança e controle de qualidade.

“A adesão voluntária da GOL e da LATAM ao IEnva é um sinal claro do movimento dos representantes do setor em promover a sustentabilidade, garantindo que alcancemos nossa meta para 2050. A IATA segue empenhada em apoiar toda a indústria da aviação neste processo, melhorando políticas, práticas e desempenho em diferentes áreas”, destacou Dany Oliveira, diretor-geral da IATA no Brasil.

De acordo com o comandante Sergio Quito, chairman do Conselho de Segurança Operacional da GOL, após a conclusão do processo de auditoria levado pelos representantes da IATA, a empresa teve o Sistema de Gestão Ambiental totalmente revisto.

“Contratamos objetivos ambientais bem definidos e implementamos governança similar às práticas utilizadas na gestão da Segurança Operacional. Esse novo patamar sedimenta os valores da Cultura Ambiental entre os colaboradores da GOL e demais stakeholders, atendendo às melhores práticas internacionais”, disse Quito.

A LATAM também reforça a relevância da certificação para as operações da companhia. Segundo Johanna Cabrera, gerente de Sustentabilidade da Latam, a empresa avançou em seu objetivo de ser cada vez mais sustentável. Alinhada ao seu compromisso com as comunidades dos cinco países onde atua na América do Sul, a LATAM conquistou a certificação em suas nove operações na região, incluindo as operações de cargas e passageiros no Brasil.

“Este é um sinal claro de que estamos no caminho certo. É uma certificação independente que reconhece os esforços realizados para continuar melhorando o nosso desempenho ambiental não só nos nossos voos, mas também em outras atividades operacionais de grande relevância como as que desenvolvemos nos nossos hangares, centros de manutenção, entre outros”, finalizou Cabrera.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

BR-UTM divulga agenda de 2025 e avança no gerenciamento do tráfego...

0
Estão programados dois eventos com a participação de representantes da indústria, academia e governo envolvidos no projeto.