Gol e Sindicato dos Aeronautas voltam a se reunir e chegam a alguns acordos

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira, 19 de agosto, em que explicou os assuntos tratados na quarta reunião com a Gol Linhas Aéreas para discutir a questão do acordo salarial dos tripulantes (pilotos e comissário de voo).

O primeiro assunto da conversa foi a verba compensatória informada pela Gol. A empresa confirmou que os valores a serem pagos já foram encaminhados via e-mail para os tripulantes e que serão pagos na mesma data dos salários. De acordo com a companhia, todos os ativos da empresa estão incluídos no pagamento e que as regras sobre os elegíveis serão divulgadas na próxima semana.

Sobre a abertura das escalas, tema que o SNA já discutiu com a empresa em outras oportunidades, a Gol afirmou que os tripulantes precisam aceitar os Termos de Consentimento, disponibilizados nos postos avançados do Gente e Cultura nos DOs. O prazo para que os aeronautas aceitem os termos termina na próxima segunda-feira (22), mas a empresa se comprometeu em abrir novos prazos.

O SNA também reforçou que ainda são necessárias tratativas para outros pontos referentes ao cotidiano operacional dos tripulantes e que reuniões com os representantes sindicais, eleitos pelo grupo, são importantes para esses encaminhamentos. A empresa se comprometeu em agendar reuniões periódicas na tentativa de buscar um alinhamento desses pontos.

O último tópico tratado foram as ações judiciais. A Gol firmou compromisso de trazer, até o final de agosto, inicialmente, propostas de acordos para dois temas: pagamento de horas de simulador e pagamento de escalas publicadas para aeronautas em dispensa médica.

“O SNA reforça que todas as tratativas com a Gol são pautadas nos movimentos dos tripulantes, que demonstraram sua insatisfação e se manifestaram, com o objetivo de trazer melhorias palpáveis, sejam financeiras, operacionais e até resoluções para as ações judiciais”, disse o Sindicato na nota.

Informações fornecidas pelo SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias