Voepass deixa de voar para Eirunepé (AM) e cidade fica sem voos comerciais

ATUALIZADO: A Voepass entrou em contato para informar que, nos últimos meses, o voo vinha sendo operado fora da parceria com a Gol. Anteriormente, ambas operavam em conjunto, mas não consta informação de quando isso foi alterado.

Avião ATR 72 VoePass Passaredo
Imagem: Voepass

A Voepass Linhas Aéreas deixou de realizar voos para a cidade de Eirunepé, no Amazonas, na semana passada. Com isso a cidade volta a ficar sem uma ligação aérea. Os voos, que eram feitos com aeronaves ATR da Voepass e Map, vinham sendo realizados de maneira ininterrupta desde meados de 2019, com exceção de dois meses em 2020, durante a pandemia.

A aviação regional no Amazonas sofre seguidos baques, com mudanças de voos, cancelamentos, reclamações de viajantes, entre outros. Ainda que o governo estadual e municipal anunciem investimentos e melhorias, a situação sempre recai nos mesmos problemas.

Recentemente, o aeroporto de Lábrea foi interditado para voos comerciais por falta de estrutura. Além disso, há alguns meses empresas como Azul e Voepass reclamavam de voos na região por conta dos aeroportos ditos inseguros para as aeronaves. Some-se a isso o desgaste ao setor trazido pela pandemia, o recente aumento no custo do combustível e a inflação generalizada. Tudo isso ajuda a afastar os voos e a afetar diretamente o turismo e os negócios na região.

Mais recentemente, desde o final do ano passado, o governo do Estado do Amazonas, junto com o Governo Federal, divulgaram a iniciativa Aero Mais Amazonas, mas desenvolver a aviação regional, com investimentos de R$ 60 milhões para a revitalização de aeroportos em oito cidades amazonenses e na viabilização de novas rotas. Dado o histórico, nada garante que isso dará certo, mas a esperança para quem vive nessas cidades não pode deixar de existir.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião sobrevoa a pista mas não pousa porque os pilotos estavam...

0
Um caso grave deu-se na Ethiopian e poderia ter causado um acidente, quando um Boeing 737 não pousou pelo fato dos pilotos estarem dormindo.