Gol está próxima de receber o quinto cargueiro Boeing 737-800BCF, que virá da Costa Rica

Está previsto para o início do mês de maio a chegada do quinto Boeing 737-800BCF da Gol Linhas Aéreas, que será empregado em rotas do contrato de parceria entre a empresa aérea e o marketplace Mercado Livre. As informações constam do pedido de traslado da aeronave enviadas ao AEROIN por uma fonte próxima da companhia.

A aeronave tem matrícula PR-GTO (msn 34964) e atualmente está na Costa Rica, onde passou por conversão em cargueiro nas oficinas da Coopesa. Quando chegar ao Brasil, o equipamento será rematriculado como PS-GFE.

No total, a Gol espera contar com seis Boeing 737 cargueiros até o final deste ano, sendo todos eles empregados na parceria com o Mercado Livre. O acordo entre as duas grandes empresas, por sua vez, prevê uma expansão para até doze cargueiros até 2025, caso as condições de mercado estejam favoráveis.

O 737-800BCF é baseado na aeronave de passageiros 737-800. É equipado com winglets combinados para aumentar a eficiência de combustível e o desempenho de voo. A aeronave garante custos operacionais mais baixos para cada tonelada de carga útil em comparação com os cargueiros de fuselagem padrão da série 737 Classic.

A aeronave tem 39,5 m de comprimento, 35,8 m de envergadura e 12,6 m de altura. Seu peso máximo de decolagem (MTOW) é de 79.000kg, enquanto o peso máximo de pouso é de 66.350kg.

O modelo é capaz de transportar até 23,9 t de carga. O convés principal oferece 141,5 m³ de espaço para carga, enquanto o convés inferior oferece 43,7 m³ de espaço para carga a granel.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias