Início Empresas Aéreas

GOL fará em setembro primeiro voo com saldo líquido zero de emissões no sistema Book & Claim

O Brasil terá em breve voos com saldo líquido zero de emissões de carbono pelo sistema Book & Claim, em uma parceria da GOL Linhas Aéreas com a VIBRA. Será a primeira vez na América Latina que uma empresa aérea realiza tal ação.

O anúncio foi feito durante o Fórum de Sustentabilidade Boeing e RSB, realizado hoje na Câmara Americana de Comércio (Amcham), no qual o AEROIN esteve presente como um dos convidados.

“Para chegarmos à meta de descarbonização do setor em 2050, temos de começar agora. Dentre os pilares seguidos pela GOL para atingir o balanço líquido zero de carbono, a utilização de SAF é o mais urgente, representando 64% do conjunto de iniciativas. O projeto piloto do Book & Claim manterá a GOL no pioneirismo das iniciativas ligadas ao meio ambiente na América Latina, assim como aconteceu com a possibilidade de compensação de carbono pelos Clientes e com o lançamento das duas primeiras rotas 100% carbono neutro do País, apresentadas pela Companhia em 2021”, afirmou Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL.

Em setembro, a GOL fará o primeiro voo utilizando um de seus jatos Boeing 737 com, em que as compensações resultarão em saldo líquido zero de emissões de carbono (“net zero”).

O fornecimento do combustível será pela VIBRA, antiga BR Distribuidora, através do Book and Claim da RSB, facilita a transferência e compra de combustível sustentável (SAF) por empresas, sem necessariamente elas estarem fisicamente em um local que tenha essa disponibilidade.

Por ser uma tecnologia relativamente nova, o SAF é produzido em apenas alguns locais no mundo, incluindo o Brasil, e não está disponível em maioria dos aeroportos. A rota e a data deste voo histórico da GOL ainda não foram reveladas pela companhia.

Sair da versão mobile