Gol Linhas Aéreas agora é uma das 10 no mundo a ter certificação IEnvA Estágio 2 da IATA

Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas

Comprovando que o Sistema de Gestão Ambiental da empresa foi de fato implementado e validado, inclusive com o total envolvimento de sua governança, a GOL Linhas Aéreas informa nesta sexta-feira, 17 de março, que atingiu o Estágio 2 da certificação IEnvA (IATA Environmental Assessment, ou Avaliação Ambiental IATA).

Outorgada pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a certificação coloca a empresa brasileira em um seleto grupo de 10 companhias aéreas mundiais titulares desse distintivo, sendo a GOL a única da América Latina a atingir os Estágios 1 e 2.

Diferentemente da certificação IOSA (Auditoria de Segurança Operacional IATA), que a GOL detém desde 2008 e é obrigatória, a IEnvA nasce de uma afiliação opcional. A empresa aéreas explica que se inscreveu no sistema de responsabilidade ambiental em 2019, justamente por ser a sustentabilidade um dos seus pilares, assim como o propósito de “Ser a Primeira para Todos”.

Em outubro de 2020, a GOL obteve a certificação do Estágio 1 da IEnvA, que corroborou o desenvolvimento de uma política ambiental sólida e o estabelecimento de responsabilidades ambientais, inclusive da liderança da Companhia. À época, eram 13 as empresas aéreas mundiais detentoras desse reconhecimento; a GOL era a única brasileira na lista.

A pandemia foi um ponto dificultador para a obtenção da certificação do Estágio 2 da IEnvA, prevista para acontecer no final de 2021 e concretizada em novembro de 2022. Para conquistá-la, a GOL reavaliou um plano de ação que elencou 142 atividades necessárias à obtenção do novo certificado, ajustando prazos.

Todo o trabalho para a obtenção da IEnvA Estágio 2 foi desenvolvido pelo setor de ESG da GOL e seu Comitê Rota Sustentável, que dispõe de Colaboradores oriundos de setores estratégicos que legitimam a transversalidade do pilar ambiental da Companhia.

O plano de ação da GOL envolveu reuniões periódicas, a criação de um planejamento estratégico e o treinamento de Colaboradores, permitindo reportar à IATA as evidências para a certificação.

Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL, destaca que a GOL mais uma vez foi pioneira e demonstrou sua força inovadora ao buscar a certificação do Estágio 2 da IEnvA.

“Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no País, a Companhia é comprometida com o meio ambiente e, por isso, a adoção de práticas condizentes com esse pilar e marcadas pela transparência a faz avançar cada vez mais no que diz respeito à preservação ambiental, sendo ainda um diferencial competitivo”, afirma Sobrinho.

Sergio Quito, chairman do Conselho de Segurança Operacional da GOL, também comenta, lembrando que o Estágio 2 da IEnvA possui requisitos alinhados aos padrões internacionais da ISO 14001.

“Receber a certificação do Estágio 2 significa ter atingido o mais alto nível de conformidade e demonstra uma melhoria contínua do desempenho ambiental. A GOL tem definidos todos os critérios de significância e risco ambiental e implementou programas de treinamento e ações de governança para a manutenção de suas ações e iniciativas”, diz o comandante Quito.

Para 2023, a GOL afirma que tem programados 12 encontros do Comitê Rota Sustentável, quatro reuniões estratégicas ambientais (a cada quadrimestre) e a realização da Semana do Meio Ambiente GOL, que acontecerá a partir de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mercado de serviços de aeronaves comerciais na Am. Latina e no...

0
O crescimento do tráfego e o desenvolvimento da frota fomentarão a procura por viagens aéreas na região nos próximos 20 anos.