GOL teve queda de 29% na demanda durante o mês de março

A GOL anuncia os números prévios de tráfego do mês de março de 2020, mostrando quedas de demanda de 27% no mercado doméstico e 42% no internacional diante do início dos impactos da crise de COVID-19.

Gol Frota Pátio Aeroporto

A companhia informa que, ao longo do mês de março, teve sua malha aérea ajustada tanto no mercado doméstico quanto no internacional para atender à diminuição da demanda de clientes, a medida que os brasileiros adotam medidas de distanciamento social e evitam viagens durante a pandemia de COVID-19.

No período de segunda-feira, 1º de março, até sexta-feira, 13 de março, ainda sem o efeito da COVID-19, a taxa de ocupação dos voos domésticos da GOL foi de aproximadamente 82%.

“Nossa forte disciplina na gestão da capacidade e yields, associada ao modelo de frota altamente adaptável e flexível baseado em único tipo de aeronave, nos permitiu ajustar a nossa oferta de voos de maneira ágil e racional”, declarou a empresa em comunicado.

Na segunda-feira, 16 de março, os voos domésticos foram reduzidos em 50% a 60% e os voos internacionais em 90% a 95%, enquanto a evolução da situação era monitorada sob condição de alerta.

À medida que os efeitos da pandemia de COVID-19 reduziram ainda mais a demanda, a partir do sábado, 28 de março, a malha foi reformulada para garantir atendimento essencial às capitais brasileiras a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).

A malha essencial representa uma diminuição de 92% dos voos domésticos e uma interrupção temporária de todos os voos internacionais. A GOL destaca que novos ajustes serão feitos para garantir aderência da oferta aos novos patamares de demanda.

Destaques de março:

  • A oferta total (ASK) da GOL foi reduzida em 22,2%, com redução do número de assentos em 23,1% e de decolagens em 21,2%. A demanda total (RPK) diminuiu em 29,7% e a taxa de ocupação foi de 71,6%.
  • No mercado doméstico: a oferta (ASK) da GOL reduziu em 20,4% e a demanda (RPK) diminuiu em 27,4%. A taxa de ocupação foi de 72,8%. O volume de decolagens reduziu em 20,8% e o total de assentos diminuiu em 22,7%.
  • No mercado internacional: a oferta (ASK) e demanda (RPK) da GOL reduziram em 31,7% e 42,9%, respectivamente, e a taxa de ocupação foi de 63,8%.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Entregues os 2 primeiros King Air 260 de treinamento da grande...

0
A aeronave, que foi designada como T-54A, passa a substituir a frota de aeronaves T-44C Pegasus na Estação Aérea Naval Corpus Christi.