Gol reduz voos e se encaminha para encerrar a ligação entre o Brasil e Cancún

A Gol Linhas Aéreas está se encaminhando para encerrar a ligação entre Brasília e Cancún. O primeiro indício foi dado com a redução dos voos de três por semana para dois em outubro e apenas um, às sextas, a partir de novembro. Além disso, em fevereiro, por ora, estão programados apenas dois voos e, depois disso, não há mais serviços para o destino mexicano.

As informações foram identificadas pelo AEROIN com base no sistema da Cirium, uma empresa de dados para aviação, e confirmadas no sistema de reservas da empresa. As reduções também têm sido fruto de reclamação das agências de viagens, que estão tendo que realocar os passageiros, considerando apenas um voo por semana, incorrendo em mais custos de estadia.

A rota parte de Brasília e operada com aeronaves Boeing 737-8 (da família MAX), com capacidade para 186 passageiros. O horário do voo visava a disponibilizar aos passageiros de todo o Brasil a possibilidade de conectar-se na capital federal rumo ao Caribe, mas isso, aparentemente, não tem sido suficiente para a empresa manter a rota no futuro. A exigência de visto para entrar no México também pode ter afetado.

Uma consulta aos dados da ANAC indicou que, nos meses passados, a ocupação dos voos chegou a até 98% em maio deste ano, no entanto, em setembro foi de apenas 65% (informação corrigida). Na média do ano, a ocupação com passageiros pagantes esteve em 81%.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias