Início Variedades

Gol se rende à tradição e volta a ter aviões batizados com água, após dizer ter abolido a prática

Imagem: AENA

Em março deste ano, a Gol fez um anúncio em que dizia que não usaria mais água nos tradicionais cerimoniais de “batismo”, em prol da sustentabilidade e por ser contrária ao “gasto” de 3 a 5 mil litros de água, ainda que de reuso, nessas ocasiões. No entanto, a companhia se rende à tradição da aviação e tem um avião novamente batizado, como mostram as imagens do relançamento dos voos entre Recife e Buenos Aires.

Um vídeo (vide abaixo, esperar pelo carregamento) publicado pela AENA, que administra o aeroporto de Recife , no domingo, 4 de dezembro de 2022, mostra um Boeing 737 MAX 8 da companhia sendo recebido com a água dos bombeiros após completar o voo inaugural vindo da capital portenha.

A rota foi uma das cinco inauguradas no mesmo final de semana, ligando diferentes capitais do Nordeste a Buenos Aires. As outras cidades que passaram a ter voos sazonais para a Argentina foram Salvador, Maceió, Natal e João Pessoa (com escala em Natal).

“Batismo”

O ritual do batismo é uma tradição mundial usada para festejar uma nova rota, homenagear a tripulação, como na aposentadoria de comandantes, ou até mesmo a chegada de um novo modelo de aeronave. Assim que o avião chega ao pátio do aeroporto, dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançam jatos de água que formam um arco ao redor do avião, e ele é considerado batizado.

Na maioria das vezes o batismo é feito com água de reuso e aproveitando os testes regulares das mangueiras feitos pelo Corpo de Bombeiros, dentro de normas estabelecidas no setor. O evento geralmente envolve dois caminhões, com 1,5 a 2,5 mil litros de água cada.

Em março, a GOL criou um filtro para o Instagram chamado “Batismo Sustentável”. O usuário aponta a câmera para o avião, um jato de água virtual aparece e é só fazer a foto. Outra opção é apontar a câmera para um lugar plano e surge uma aeronave em 3D com o jato d´água.

Apesar do batismo virtual ser uma ideia interessante, a imagem do batismo real tem um apelo muito maior e profissionais divergem em dizer que se trata de gasto indiscriminado de água, mesmo que a percepção seja essa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile