Gol vende Boeing 737 MAX para fundo de investimento, mas o pega de volta

A Apollo e a GOL Linhas Aéreas anunciaram hoje, 9 de setembro, a conclusão de uma transação de venda e relocação (sale and lease-back), envolvendo uma nova aeronave Boeing 737 MAX 8 (número de série não informado). Pelo acordo, a aeronave foi adquirida da Gol pela Apollo Funds e imediatamente colocada em arrendamento de longo prazo para a mesma empresa aérea.

Esse tipo de transação tem, geralmente, objetivo de remover ativos do balanço da empresa, desonerando-o.

Celso Ferrer, CEO da GOL disse: “O anúncio de hoje reforça nossa parceria com líderes do setor e estamos muito satisfeitos em receber mais um novo Boeing 737-MAX 8 com eles. O programa de Transformação de Frotas da GOL foi construído com base no aumento de desempenho e produtividade dessa aeronave e agora temos aproximadamente 50% de nossa capacidade sendo gerada por essa nova tecnologia. Estamos confiantes de que nosso plano, juntamente com nossa capacidade de acesso a linhas de crédito competitivas, são nosso principal diferencial. Agradecemos aos executivos da Merx pela parceria, confiança e apoio contínuo.

Gary Rothschild, CEO da Merx e Head of Aviation Finance da Apollo, disse: “Estamos satisfeitos em expandir nosso relacionamento existente com a GOL à medida que a companhia aérea executa sua estratégia de renovação de frota e continuamos a migrar nosso próprio portfólio para os mais novos e mais tipos de frotas com baixo consumo de combustível. Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe da GOL nos próximos anos.”

O 737 MAX 8 representa o futuro da frota da GOL e é um componente-chave da transição da companhia aérea para aeronaves de nova tecnologia e com maior eficiência de combustível.

Equipado com motores CFM LEAP-1B tecnologicamente avançados, o 737 MAX 8 oferece maior alcance que permitirá à GOL oferecer aos seus clientes serviços sem escala em toda a América Latina, Caribe, México e Estados Unidos, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível consumo, emissões de carbono e custos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias