Governo avalia mandar aviões KC-390 para resgatar brasileiros na Ucrânia

Imagem: Embraer

O governo brasileiro estuda mandar dois aviões de transporte Embraer KC-390 para apoiar o resgate dos compatriotas presos na Ucrânia. Segundo reporta o UOL, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa estão em contato com o Comando da Aeronáutica desde a manhã desta sexta-feira (25) para viabilizar o plano. A remoção dos brasileiros, no entanto, não deve ocorrer em solo ucraniano, mas de algum país vizinho.

Uma evacuação de brasileiros está sendo planejada pela embaixada do Brasil em Kiev, mas de trem e até a cidade de Chernivtsi, no oeste do país. Um vagão de brasileiros foi organizado, segundo a entidade publicou em suas redes sociais nesta tarde.

“A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração”, dizia a mensagem da embaixada.

“Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, conclui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias