Governo Biden deve tentar barrar a fusão da JetBlue com a Spirit

Em mais uma medida contrária aos interesses de companhias aéreas, o governo de Joe Biden, nos EUA, pode tentar bloquear a fusão entre as low-costs JetBlue e Spirit.

Fotos por Anna Zvereva e Alan Wilson – Fotomontagem por AEROIN

O Departamento de Justiça (DOJ) pode mover um processo para bloquear a fusão de US$ 3,8 bilhões entre as companhias aéreas JetBlue e Spirit, de acordo com fontes que falaram ao POLITICO. Esta seria a mais recente medida antimonopólio do governo Biden, que tem mostrado crescente interesse na fiscalização do transporte aéreo.

A ação pode ser ajuizada tão cedo quanto março, segundo algumas das fontes, no entanto elas alertaram que a investigação ainda está em curso e nenhuma decisão definitiva foi tomada. Pessoas da divisão de antitruste do Departamento de Justiça têm opiniões conflitantes sobre se devem ou não levar o caso adiante, de acordo com algumas das fontes.

O governo Biden tem adotado uma postura mais rigorosa para com uma série de grandes empresas, incluindo a ação contra um monopólio de publicidade do Google e o esforço da FTC (espécie de CADE) para impedir que o Facebook comprasse o aplicativo fitness Supernatural.

Inicialmente, a Spirit iria se fundir com a Frontier Airlines, mas a JetBlue acabou fazendo uma oferta maior, para criar a 5ª maior companhia aérea dos EUA, atrás apenas de American, United, Delta e Southwest.

A Justiça dos Estados Unidos durante o governo Obama recebeu muitas críticas por permitir a fusão entre a American Airlines e a U.S. Airways. Ainda sob o governo do democrata, em 2016, a Alaska Airlines comprou a companhia aérea de baixo custo Virgin America, de Richard Branson, após um acordo com o DOJ.

Entre os funcionários do DOJ que estão analisando a fusão entre JetBlue e Spirit, alguns teriam sido compreensivos com o argumento das companhias aéreas de que a aquisição é necessária para competir com as quatro maiores, de acordo com algumas pessoas que conhecem o assunto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias