Governo britânico vai conceder ‘anistia’ às empresas aéreas para evitar o caos na aviação

Aeroporto de Heathrow, em Londres – Imagem: Caribb / CC BY-NC-ND 2.0, via Flickr

O governo do Reino Unido informou na última semana que estabeleceu, desde a terça-feira, 21 de junho de 2022, regulamentos perante o Parlamento (ainda sujeitos a aprovação) que ajudarão as companhias aéreas a evitar cancelamentos de voos de última hora durante o pico do verão.

Nas palavras do governo britânico, os regulamentos permitirão uma “anistia” pontual nas regras de slots (controle de horários de pouso e decolagens) nos aeroportos, permitindo que as companhias aéreas planejem com antecedência e forneçam uma programação de verão realista que minimize a interrupção nos aeroportos. Isso está sendo fornecido como uma medida excepcional enquanto a indústria avança no recrutamento de pessoal necessário.

Os slots são usados ​​para gerenciar a capacidade nos aeroportos mais movimentados. Um slot dá permissão para usar toda a infraestrutura aeroportuária (pista, terminal e portões, por exemplo) necessária para operar um serviço aéreo em um aeroporto em uma data e hora específicas.

Ativos comerciais altamente valiosos, as companhias aéreas devem usar slots uma certa quantidade de vezes a cada temporada para mantê-los. No entanto, muitas partes do setor não conseguiram recrutar pessoal suficiente, após as saídas durante a pandemia, a tempo de realizar o número de voos planejados, levando ao cancelamento de voos em curto prazo.

O governo agora dará às companhias aéreas uma pequena janela pelo resto da temporada de verão para que elas devolvam temporariamente slots que não estejam confiantes de que serão capazes de operar. Isso ajudará os passageiros a encontrar alternativas com antecedência, em vez de enfrentar o tipo de cancelamento de última hora observado durante os feriados de Páscoa.

Os slots devolvidos estariam disponíveis para outras companhias aéreas usarem na temporada atual, antes de serem devolvidos às companhias aéreas que normalmente os possuem, para a próxima temporada.

Sujeito à aprovação parlamentar, a medida aproveita a nova liberdade para definir as próprias regras de slots do Reino Unido depois de deixar a União Europeia e ocorre depois que o secretário dos Transportes e o ministro da Aviação instaram a indústria a desenvolver um cronograma de verão realista e viável.

O secretário de Transportes Grant Shapps disse:

“O povo britânico fez enormes sacrifícios por causa da pandemia e, para muitos, este será um merecido tempo que não têm há anos.

É por isso que é crucial que eles não enfrentem cancelamentos decepcionantes de última hora e caos nos aeroportos enquanto o sistema não é capaz de dar conta. E farei tudo o que estiver ao meu alcance para impedir isso.

O anúncio de hoje visa a ajudar as companhias aéreas a fornecer segurança aos passageiros e garantir que os próximos meses sejam o mais tranquilos quanto possível.

O ministro da Aviação, Robert Courts, disse

“Este é um momento extremamente desafiador para nossa indústria de aviação em recuperação, mas não podemos ter uma situação em que os passageiros cheguem ao aeroporto apenas para ter seu voo cancelado ou enfrentar grandes atrasos.

O anúncio de hoje segue as discussões que meus funcionários e eu temos tido com aeroportos e companhias aéreas para entender onde podemos ajudá-los e garantir que eles possam executar horários realistas e tornar este verão um grande sucesso para o público britânico.

Richard Moriarty, executivo-chefe da Autoridade de Aviação Civil, disse:

“Fornecer segurança aos passageiros neste verão é vital e essa intervenção ajudará a aliviar as pressões que vemos ser experimentadas pela indústria da aviação e seus clientes.

Medidas de curto prazo são bem-vindas, mas um foco contínuo nos desafios operacionais não planejados e inevitáveis ​​é crucial para a confiança do consumidor neste verão.

O governo britânico informa que está apoiando a indústria sempre que possível, incluindo:

– usando as liberdades pós-Brexit para fornecer ao setor mais flexibilidade ao treinar novos funcionários;

– trabalhando com a Força de Fronteira para garantir que os preparativos atendam à demanda de passageiros;

– permitindo que as cartas de histórico de emprego do HM Revenue and Customs (HMRC) sejam usadas como uma forma adequada de verificação de referência.

Informações do Departamento de Transportes do Reino Unido

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias