Início Mercado

Governo colombiano quer controlar preços de passagens quando a conectividade terrestre é perdida

Imagem: Boarding2Now, via Depositphotos

A Aeronáutica Civil da Colômbia publicou a Resolução 00205, de 9 de fevereiro de 2024, que estabelece medidas solidárias para controle dos preços das passagens aéreas em situações especiais de perda de conectividade terrestre.

Como detalha o Aviacionline, as principais disposições do presente regulamento são as seguintes:

Manutenção de preços: As companhias aéreas devem manter os preços das passagens aéreas nas mesmas tarifas do dia anterior à ocorrência de eventos que interromperam a conectividade. Esses preços serão mantidos durante toda a vigência da circular, mantendo a média entre as maiores e menores taxas.

Tarifas para novas companhias: As tarifas das empresas que não operavam anteriormente a rota afetada não podem ser superiores às maiores taxas aplicadas por outras empresas na mesma rota.

Aumento justificado: se houver circunstâncias que impliquem aumento dos custos operacionais devido à perda de conectividade terrestre, as tarifas poderão ser aumentadas mediante solicitação justificada.

Relatório diário de tarifas: as empresas devem informar diariamente à autoridade aeronáutica as tarifas aplicadas e o número de passageiros mobilizados nas rotas afetadas.

Controle tarifário contínuo: as companhias aéreas devem manter o controle sobre seus sistemas tarifários durante toda a situação de perda de conectividade terrestre, até receberem informações sobre a desativação do procedimento de contingência.

  1. Monitoramento e possíveis intervenções: a autoridade aeronáutica realizará um monitoramento semanal das tarifas dos serviços aéreos de/para as regiões afetadas, podendo intervir se necessário.

O documento completo pode ser acessado no site da Aerocivil.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile