Início Aeroportos

Governo do Maranhão e CCR lançam obras do Aeroporto de São Luís, com investimento de R$ 117 milhões

Pátio do Aeroporto de São Luís

Na cerimônia realizada nesta terça-feira (26) no Tirirical, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, marcou presença no lançamento das obras do Aeroporto Internacional de São Luís.

O projeto, conduzido pela CCR Aeroportos, será contemplado com um investimento estimado em R$ 117 milhões, prometendo também a geração de cerca de 180 empregos diretos ao longo da fase de reformas e adaptações. Além disso, as melhorias projetadas têm o propósito de impulsionar o turismo nas regiões polares do Maranhão.

O cerne da intervenção reside na ampliação da segurança operacional e no aprimoramento da capacidade de atendimento às aeronaves, visando proporcionar um ambiente mais acolhedor, contemporâneo e funcional para os passageiros.

Nesta parceria entre o Governo do Maranhão e a CCR, a empresa demonstra um compromisso inequívoco com o desenvolvimento da infraestrutura local, o fortalecimento do tecido econômico da capital maranhense e, sobretudo, com a entrega de uma experiência de viagem mais gratificante e eficiente para os usuários.

As melhorias estruturais no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado têm previsão de conclusão em dezembro de 2024. São elas: a adequação das RESAs (áreas de escape) à legislação vigente; a remoção de obstáculos na faixa preparada; adequação de sinalização do pátio para 9 posições C; descomissionamento da PPD auxiliar; além da reforma e ampliação do terminal de passageiros.

Rafael Laranjeiras, diretor de Operações da CCR Aeroportos e Governador Carlos Brandão 

O governador Carlos Brandão comemorou a parceria junto à CCR Aeroportos no sentido da valorização dos polos turísticos do Maranhão e no acompanhamento à demanda crescente de passageiros e voos.

Nos últimos meses, houve um avanço de mais de 200 mil passageiros. É necessário que o aeroporto seja reformado, ampliado e tenha novos equipamentos. O turismo tem todo o apoio do nosso governo“, disse o governador. Brandão frisou que a parceria entre Governo do Estado e CCR é um importante avanço para o turismo maranhense, no acesso aos destinos São Luís, Lençóis Maranhenses e Floresta dos Guarás.

Rafael Laranjeiras, diretor de Operações da CCR Aeroportos, enfatizou que a empresa busca unir forças junto ao Governo do Maranhão para fomentar o turismo através da garantia de melhor infraestrutura ao aeroporto da capital.

O que nós queremos é fazer com que esse aeroporto cresça cada vez mais, traga mais passageiros e voos. Isso agrega ao trabalho que o Governo do Estado vem fazendo para fomentar o turismo, e a CCR vem acompanhando e apoiando muito essa iniciativa“, pontuou Laranjeiras. Segundo ele, garantir um aeroporto mais agradável ao turista e ao cidadão maranhense é importante para o desenvolvimento do estado.

Ainda sobre a parceria junto ao governo estadual, Rafael Laranjeiras falou sobre a ação da CCR em divulgar os destinos turísticos do Maranhão a cerca de 4 milhões de passageiros que utilizam metrô em São Paulo.

Estamos com algumas ações que transbordam, inclusive, a questão de reformas do terminal. São ações de divulgação do Estado, dos pontos turísticos, em lugares como São Paulo, nos metrôs em que paramos. Quanto à São Luís, estamos divulgando a cerca de 4 milhões de pessoas que usam diariamente os nossos metrôs”, acrescentou o diretor operacional.

O superintendente de Regulação Econômica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Renan Brandão, explicou que o investimento irá contribuir em relação ao fluxo de passageiros, além de assegurar mais qualidade em questões como o conforto e a acessibilidade aos usuários.

De acordo com Renan Brandão, o investimento marca a fase 1B do contrato de concessão da sexta rodada que a ANAC realizou no país. O contrato comporta diversos aeroportos do bloco central, sendo um dos principais o Aeroporto de São Luís.

No âmbito dessa fase 1B, a gente espera aumento da capacidade do aeroporto tanto no terminal, quanto nos elementos de pátio, pista e segurança operacional. Com o redimensionamento, a gente espera um melhor processamento do fluxo de passageiros, mais conforto, acessibilidade e garantia da qualidade do nível de serviço a todos os usuários”, detalhou o superintendente.

Informações do Governo do Maranhão

Leia mais:

Sair da versão mobile