Governo do Maranhão vai atrás de investimentos na infraestrutura aeroportuária do estado

Aeroporto de Barreirinhas – Imagem: Governo do Maranhão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou de uma série de reuniões em Brasília (DF) para dialogar sobre investimentos na infraestrutura dos aeroportos regionais do estado, na última quarta-feira (23). Na ocasião, esteve acompanhado dos secretários de Estado de Indústria e Comercio (Seinc), Cassiano Pereira Junior, e o de Turismo (Setur), Paulo Henrique Campos Matos, além do gestor do Departamento de Aeroportos da Seinc, Shirlei Aparecido Alves. 

O Maranhão tem importantes destinos turísticos e, também, de relevância socioeconômica, que alavancam nossa capacidade de crescimento, gerando trabalho e renda. Com estes diálogos, ampliamos o leque de possibilidades para um estado que tem, cada vez mais, valorizado a economia e sua potencialidade no turismo”, destacou Carlos Brandão.

A primeira das reuniões ocorreu com gestores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Na ocasião, o Governo do Estado reuniu com o presidente Hélio Paes, que apresentou proposta comercial de soluções aeroportuárias para o Maranhão pela Infraero. 

O Governo do Estado aponta as cidades com viabilidade de ter seus aeródromos transformados em aeroportos regionais, como ocorreu com Barreirinhas. E a Infraero é responsável pela análise técnica, o que envolve desde futuros voos comerciais até a sugestão de onde conseguir recursos para investimentos ou parcerias público-privadas. Uma busca constante de melhoria é uma característica forte do Governo Brandão”, analisou Cassiano Pereira Junior. 

Em seguida, durante reunião na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com Marcos Roberto Eurich, gerente de Controle e Fiscalização, e equipe, o Governo do Maranhão dialogou sobre as tratativas para o registro dos helipontos nas cidades que possuem hospitais regionais do Governo do Estado, com foco no transporte aéreo de pacientes – entre outros assuntos debatidos. 

Ao fim da tarde, os representantes do Governo do Estado reuniram, ainda, com a gestores da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), no Ministério da Infraestrutura (Minfra) – representada pelo diretor do Departamento de Investimentos, Eduardo Henn Bernardi, e pelo coordenador-geral de Projetos Aeroportuários, Marcio Maffili Fernandes.

Visando a atração de recursos para 2023/2024 na infraestrutura aeroportuária do Maranhão, a reunião destacou pautas como o planejamento de investimentos nos aeroportos e aeródromos regionais do estado – como no Aeroporto de Barreirinhas – e, também, com foco para a transformação de aeródromos em aeroportos, tais como o de Barra do Corda, Balsas e Bacabal, além da restruturação dos aeródromos de Colinas e Chapadinha, entre outros. 

Durante a reunião, foram sinalizados investimentos no modal aéreo do Maranhão em 2023/2024, no Plano de Expansão de investimentos da SAC, coordenado pela equipe de transição do Ministério de Infraestrutura, sob o comando da ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

O nosso governo pretende estabelecer um Termo de Compromisso com a finalidade de investimento em equipamentos necessários para a ampliação das operações da aviação regional maranhense. Um passo importante que nos aproxima da SAC e fortalece nosso tráfego aéreo”, acrescentou o governador Brandão.

Para Eduardo Henn Bernardi, diretor do departamento de investimentos da SAC, é importante o diálogo do Governo do Maranhão em busca do desenvolvimento da aviação regional. 

Estamos dispostos a fornecer todo o suporte técnico necessário, como a análise de projetos, onde já foram mapeados quatro aeroportos no interior do Maranhão onde identificamos viabilidade, com possibilidade real de investimentos da SAC nos próximos anos”, destacou Eduardo Henn Bernardi.

O secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, contou que conectar as necessidades do Estado a nível nacional é necessário para que a cadeia do turismo seja ainda mais ampliada. 

Reunir com Infraero, ANAC e SAC para buscar parcerias e recursos, é um grande passo para conseguirmos condições adequadas para recebermos os turistas no Maranhão. Temos absoluta convicção de que a cadeia turística, assim como diversas cadeias produtivas, será beneficiada a partir destes diálogos feitos hoje”, pontuou. 

Mais

Atualmente, o Governo do Estado, por meio da Seinc, é o responsável pela gestão, administração e manutenção do Aeroporto de Barreirinhas e dos aeródromos das cidades de Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Carolina e o de Santa Inês.

Em curso, existe um projeto de expansão, coordenado pelo governador Carlos Brandão, de novos aeroportos e aeródromos no interior, contemplando 10 municípios ao todo no Maranhão.

Informações do Governo do Maranhão

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Passando sobre o Brasil, Boeing 787 desvia com urgência para pousar...

0
O jato de transporte intercontinental de passageiros deixava o continente para cruzar o Oceano Atlântico, quando os pilotos iniciaram o desvio