Início Indústria Aeronáutica

Governo do RS emite licença prévia para complexo aeronáutico que produzirá aeronaves Diamond DA62

AEronave DA62 – Imagem: Diamond Aircraft

Na última terça-feira (28), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul entregaram à empresa gaúcha Aeromot a licença prévia (LP) para o AeroCITI, um complexo aeronáutico planejado para ser instalado no distrito industrial de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O projeto é uma parceria entre a Aeromot e a empresa austríaca Diamond Aircraft, detentora dos direitos de fabricação. A proposta inclui a construção de uma fábrica de aeronaves e uma pista de 1,8 mil metros de extensão. O complexo terá uma capacidade mensal de produção de dez bimotores do modelo Diamond DA62, a manutenção de 30 aeronaves e a fabricação de cinco toneladas de peças para aviação.

O local escolhido para sediar o complexo aeronáutico é uma área em Guaíba que, na década de 1990, foi cogitada para abrigar uma fábrica da montadora de automóveis Ford. Com aproximadamente 538 hectares, o terreno foi cedido pelo Estado à Aeromot em setembro de 2021 para a realização de estudos técnicos visando avaliar a viabilidade do empreendimento. Caso a viabilidade seja confirmada, a expectativa é que a obra tenha início no segundo semestre de 2024, com a operação começando no final de 2025.

A AeroCITI será uma fábrica que agrega inovação. Por meio deste ato, o Estado reforça que está aberto a receber empreendimentos desse porte, com destaque para a neo-industrialização, processo que une modernização e compromisso ambiental, alinhando o Rio Grande do Sul a esse movimento industrial mundial”, destacou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann. 

O presidente da Fepam, Renato Chagas, destacou que a familiaridade da fundação com a área, devido a licenciamentos anteriores, facilitou a avaliação do complexo aeronáutico.

A LP representa o primeiro estágio do processo de licenciamento ambiental do AeroCITI, que em breve deve dar entrada no pedido da licença de instalação, autorizando o início das obras e marcando mais um passo significativo rumo à concretização desse empreendimento inovador no Rio Grande do Sul.

Leia mais:

Sair da versão mobile