Governo dos Açores abre processo de privatização da Azores Airlines

O Governo dos Açores decidiu iniciar a privatização da a Azores Airlines (SATA), a segunda maior empresa aérea de Portugal, como anunciado no começo deste ano.

Divulgação – Azores Airlines

Enquanto o processo de “reprivatização” da TAP Air Portugal ainda está em fase inicial, o da SATA já foi aberto. Os interessados têm agora um prazo de 90 dias para a apresentação de propostas para a compra da empresa, anunciou na quinta-feira o Secretário Regional com a tutela das Finanças, Duarte Freitas.

“Até ao dia 20 de junho os interessados na aquisição da Azores Airlines poderão fazer as suas diligências, consultar todas as informações sobre o processo e apresentar as suas propostas”, realçou o secretário.

O Governo dos Açores decidiu que a SATA terá uma privatização quase completa, com a iniciativa privada tendo entre 51% a 85% da empresa, muito além do que o governo de Lisboa quer com a TAP (em torno de 55% privada ao máximo).

O Secretário Regional lembrou o legado herdado das anteriores governações da Região, e reiterou o compromisso do atual Governo em “salvar a SATA”.

Hoje a Azores Airlines tem uma frota de jatos Airbus A320, A321neo, A321LR além dos turboélices canadenses Bombardier Dash 8 Q200 e Q400. A empresa tem passado por uma transformação nos últimos anos, estabelecendo um hub em Ponta Delgada, conectando as Américas com a Europa com uma parada no meio do Atlântico.

Com Informações do Governo dos Açores

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias