Início Empresas Aéreas

Governo dos Açores abre processo de privatização da Azores Airlines

O Governo dos Açores decidiu iniciar a privatização da a Azores Airlines (SATA), a segunda maior empresa aérea de Portugal, como anunciado no começo deste ano.

Divulgação – Azores Airlines

Enquanto o processo de “reprivatização” da TAP Air Portugal ainda está em fase inicial, o da SATA já foi aberto. Os interessados têm agora um prazo de 90 dias para a apresentação de propostas para a compra da empresa, anunciou na quinta-feira o Secretário Regional com a tutela das Finanças, Duarte Freitas.

“Até ao dia 20 de junho os interessados na aquisição da Azores Airlines poderão fazer as suas diligências, consultar todas as informações sobre o processo e apresentar as suas propostas”, realçou o secretário.

O Governo dos Açores decidiu que a SATA terá uma privatização quase completa, com a iniciativa privada tendo entre 51% a 85% da empresa, muito além do que o governo de Lisboa quer com a TAP (em torno de 55% privada ao máximo).

O Secretário Regional lembrou o legado herdado das anteriores governações da Região, e reiterou o compromisso do atual Governo em “salvar a SATA”.

Hoje a Azores Airlines tem uma frota de jatos Airbus A320, A321neo, A321LR além dos turboélices canadenses Bombardier Dash 8 Q200 e Q400. A empresa tem passado por uma transformação nos últimos anos, estabelecendo um hub em Ponta Delgada, conectando as Américas com a Europa com uma parada no meio do Atlântico.

Com Informações do Governo dos Açores

Sair da versão mobile