Governo dos EUA estende restrição à entrada de cães vindos de países com alto risco de raiva

Em uma nota ao mercado de turismo, a Latam Airlines lembrou que a restrição temporária de entrada de cães nos Estados Unidos de países com alto risco de raiva canina será estendida até o dia 31 de julho de 2023. Isso inclui cães que vêm de países de alto risco ou estiveram em um desses países nos últimos 6 meses. O viajante precisa consultar a empresa aérea e estar atento às regras.

Importante salientar que a extensão flexibiliza a elegibilidade para importação de países provenientes de alto risco, e passa a permitir que qualquer pessoa possa importar cães, mesmo que resida em um país considerado de alto risco de contágio por raiva, desde que os cães atendam aos requisitos solicitados.

Os cães vacinados nos EUA por um veterinário licenciado dos EUA, não precisarão de uma Licença de importação de cães do CDC para entrar nos EUA, desde que o cão:

Certificados de vacinação antirrábicos vencidos não serão aceitos, mesmo se emitidos nos Estados Unidos. Caso o certificado de vacinação antirrábica emitido nos EUA tenha expirado, o cão deve receber uma dose de reforço da vacinação antirrábica fora dos Estados Unidos e atender aos requisitos para cães vacinados no exterior.

Adicionalmente, a partir do dia 1 de março de 2023, todos os cães que ingressem nos Estados Unidos e que são provenientes de países de alto risco de contaminação, devem ter um registro válido de vacinação antirrábica e microchip do CDC, além de uma licença de importação de cães CDC ou uma reserva em um centro de cuidados de animais aprovados pelo CDC.

O CDC não aceitará passaportes de animais de estimação emitidos no exterior ou qualquer outro certificado de vacinação contra Raiva estrangeira. Para maiores informações visite a página do CDC.

A Latam Airlines também lembrou no seu comunicado que os serviços de transporte de animais encontram-se temporariamente “restritos” entre os Estados Unidos, Bolívia, Brasil, Equador, Peru e Colômbia, devido a restrições de entrada nos Estados Unidos de cães provenientes de países com alto risco de contágio por raiva, reforçando que a confirmação do serviço é permitida desde que sejam atendidos os requisitos definidos na página do CDC.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias