O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, lançou ontem, 5 de novembro, o Programa de Acolhimento aos Passageiros com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que prevê, entre outras ações, a abertura de salas multissensoriais – destinadas a pessoas neurodivergentes – em todos os aeroportos do Brasil.
O lançamento aconteceu durante o 4º Airport National Meeting, maior evento aeroportuário do Brasil, promovido pela ABR – Aeroportos do Brasil.
Pioneiros na implantação das salas multissensoriais, o Aeroporto Internacional de Florianópolis e o Aeroporto de Vitória, administrados pela Zurich Airport Brasil, contam com o espaço desde fevereiro de 2023. As salas fazem parte do Aeroporto para Todos, um programa de inclusão que consiste em um conjunto de ações que une práticas, tecnologia, capacitação dos times, além da construção de novos espaços.
As salas multissensoriais têm iluminação suave e estímulos variados em um ambiente silencioso, que proporciona conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque. Além disso, um banheiro para pets foi criado, pensando em quem viaja com seus animais de suporte emocional.
A relevância da iniciativa já foi reconhecida com a conquista do Prêmio ANAC SAC Acessibilidade 2023. Os aeroportos de Florianópolis e Vitória obtiveram a mesma pontuação e ficaram empatados em primeiro lugar na premiação inédita. Os terminais foram os únicos a alcançar o patamar mais alto na escala que indica o nível de acessibilidade.
O Aeroporto para Todos também ganhou projeção internacional e colocou a Zurich Airport Brasil entre as finalistas do Airport Honour Awards na International Airport Summit 2023. A premiação global reconhece aeroportos que oferecem experiências de alto nível em vários aspectos, entre eles a criação de um ambiente inclusivo para todos os passageiros.
Durante o lançamento do Programa de Acolhimento aos Passageiros com TEA, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, falou sobre a importância do pioneirismo em iniciativas de inclusão e, junto com representantes de entidades do setor aéreo, assinou uma carta compromisso para que 20 aeroportos no Brasil tenham salas multissensoriais até 2026.
“Somos genuinamente comprometidos com a inclusão, por isso nos dedicamos a desenvolver projetos que se tornam ações práticas. É um grande orgulho saber que nossas iniciativas estão inspirando uma política nacional e servem de estímulo para construímos uma indústria mais acessível. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos encoraja a avançar ainda mais”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que participou do evento em Brasília.
Até o final deste ano, o Aeroporto Internacional de Natal, administrado desde fevereiro deste ano pela Zurich Airport Brasil, também vai ganhar uma sala multissensorial e um banheiro para pets.
Informações da Zurich Airport Brasil