Início Aviação Executiva

Governo do Pará usa jato da mineradora Vale para mandar policiais a Brasília

Além do grande Airbus A330 da FAB, um jato privado foi utilizado para levar reforço policial para Brasília após a invasão dos Três Poderes.

O jato de matrícula PP-ADV, visto na foto acima ainda na pintura antiga, mas que hoje ostenta faixas nas cores marrom e cinza alusivas à mineração, voou de Belém para Brasília segundo dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox.

A aeronave, do modelo Embraer E190-E1 e pertencente à Mineradora Vale, faz a rota quase diariamente de Belo Horizonte para Parauapebas, ligando as minas do Quadrilátero Ferrífero mineiro com as minas da Serra dos Carajás, no estado do Pará, que são locais onde a empresa tem sua maior presença.

No entanto, nesta segunda-feira (9), após cumprir a rota tradicional da mineradora, o jato seguiu para Belém, onde embarcou tropas da Polícia Militar do Pará, que viajaram para Brasília para se somar aos militares do Nordeste levados pelo Airbus A330 Corsário da FAB, para dar apoio à PMDF após os Ataques aos Três Poderes no último domingo.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Segundo o governo paraense, são 60 policiais do Comando de Missões Especiais e Batalhão de Choque do Pará que chegaram nesta segunda-feira (09) em Brasília.

“Nós já estamos em Brasília, junto da tropa, que é composta pelo policiamento ordinário, que trabalha nas ruas, e policiais do Batalhão de Choque, especializados em controle de distúrbios civis, para que possamos estar alinhados a todas as ações que serão executadas e oferecermos o suporte necessário nesse momento, que é muito importante para o nosso País”, afirmou Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública do Pará.

Segundo dados públicos da ANAC (abaixo), o jato E190 está autorizado para serviços aéreos privados, sendo proibido o táxi aéreo ou comercialização de voos com a aeronave. Na nota da Agência Pará não foi informado pelo governo como se deu esse uso do avião privado da mineradora pelo estado do Pará.

Sair da versão mobile