Início Mercado

Governo russo pede que Sri Lanka devolva o Airbus A330 da Aeroflot apreendido

O chefe da Agência Federal Russa de Transporte Aéreo (Rosaviatsia), Alexander Neradko, recorreu às autoridades de aviação do Sri Lanka com um pedido para coordenar a saída de uma aeronave Aeroflot do país, relatou a agência estatal russa TASSOntem (2), o avião, do modelo Airbus A330, foi preso em um aeroporto local.

Em 3 de junho, a Aeroflot anunciou que o voo de Colombo para Moscou foi cancelado por falta de permissão das autoridades aeronáuticas do Sri Lanka, e a aeronave foi presa em solo. Uma audiência judicial sobre o caso está marcada para 8 de junho. Turistas do voo cancelado da companhia aérea russa foram acomodados em hotéis no Sri Lanka.

As autoridades de aviação da Rússia esperam uma resposta sobre essa questão em um futuro próximo, acrescentou o departamento. 

Mais cedo, o tribunal de Colombo emitiu um veredicto pedindo para que o avião fique em solo no país até 16 de junho. A decisão foi tomada em conexão com uma reclamação apresentada pela empresa de leasing Celestial Aviation Trading Limited da Irlanda, que tenta recuperar a aeronave.

No início de abril, a União Europeia adotou várias sanções anti-Rússia, depois da invasão da Ucrânia. Ato contínuo, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto permitindo o registro na Rússia de todos os aviões pertencentes a donos estrangeiros, levando a uma série de inadimplementos de contratos de aluguel. Em face a esse cenário, as empresa de leasing têm feito o que podem para recuperar a posse das aeronaves, que são ativos milionários.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile